sábado , 20 abril 2024
Início / Saúde / Cirurgiões recomendam diagnóstico precoce na campanha #JulhoVerde
Imagem da internet

Cirurgiões recomendam diagnóstico precoce na campanha #JulhoVerde

Para que a sociedade entenda a importância da prevenção e conscientização dos tumores de cabeça e pescoço, neste mês é promovida, anualmente, a campanha nacional #JulhoVerde. O Brasil registra cerca de 40 mil novos casos de tumores de cabeça e pescoço por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), número que corresponde a 4% de todos os tipos da doença. Se, no entanto, houver diagnóstico precoce, os tumores iniciais têm cerca de 90% de taxa de cura. Já os casos mais avançados apresentam alta letalidade e apenas 40% de chances de cura.

A campanha #JulhoVerde é realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e pela Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil). O dia 27 é lembrado mundialmente como o Dia de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.

Os médicos Sandra Daud e Hamilton Torres, que são cirurgiões de cabeça e pescoço da Unimed Rio Pardo, explicam que os tumores de cabeça e pescoço dizem respeito aos tumores de cavidade oral (boca), faringe, laringe, seios da face, glândulas salivares e tireoide. “Juntos, eles correspondem ao segundo tipo de tumor mais frequente na população”, dizem.

Sinais de alerta

Para cada um desses tumores há um tipo de sintoma, mas os sinais de alerta, segundo os médicos, são: rouquidão há mais de 15 dias, dor e dificuldade para engolir há mais de 15 dias, feridas que não cicatrizam e nódulos (caroços) no pescoço, por exemplo.

Diagnóstico e tratamento

Sandra Daud

O diagnóstico é feito por meio de exame físico, preferencialmente com médico especialista. “Alguns exames ajudam no diagnóstico após a consulta com o especialista, como ultrassonografia, tomografia e biópsias”, cita a dra. Sandra.

Já o tratamento, segundo ela, varia de acordo com a região do corpo afetada pelo tumor e estadiamento (tumor inicial ou mais avançado), podendo ser cirúrgico ou com radioterapia e quimioterapia. “A cirurgia pode ser indicada de acordo com o caso e o estadiamento (tumor inicial ou avançado).”

Fatores de risco

O médico Hamilton Torres explica que o cigarro e a bebida alcoólica estão entre os principais fatores de risco. “Tabagistas e etilistas têm risco 30 vezes maior de desenvolver esses tipos de tumores, entre outros como estômago, pulmão, esôfago e intestino. Já se sabe, por exemplo, que 80 % dos pacientes com tumor de cabeça e pescoço são ou já foram tabagistas.”

Outros fatores de risco são a exposição solar (alguns tipos de tumores de lábio); e o HPV, vírus que está relacionado à atividade sexual sem precaução. “Estima- se que cerca de 7% da população esteja com esse vírus na boca, o que poderia causar câncer de boca, laringe e faringe”, cita o médico.

Hamilton Torres

Importância da prevenção

Ainda segundo os cirurgiões, os tumores de cabeça e pescoço podem ser prevenidos evitando-se o tabagismo e o etilismo, protegendo-se do sol, usando preservativos nas atividades sexuais e vacinando meninos e meninas contra o HPV antes do início da idade sexualmente ativa.

Confira também

UBS Central funciona até 10 da noite para atender pacientes com sintomas de dengue

Os números da dengue continuam aumentando no município. De acordo com as informações atualizadas pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *