terça-feira , 23 abril 2024
Início / Cidade / São José tem mais 2 casos suspeitos de coronavírus

São José tem mais 2 casos suspeitos de coronavírus

Mais dois casos suspeitos de coronavírus foram notificados hoje. Um no Pronto Socorro local, e outro no Centro de Atendimento da Unimed.

Os exames levam 7 dias para confirmação. O Instituto Adolf Lutz é o único responsável por fazer todas as análises do estado, por este motivo, o resultado leva 7 dias para sair.

O caso notificado na sexta-feira, dia 13, ainda não foi confirmado.

A informação foi dada oficialmente pela Secretária Municipal de Saúde, Márcia Biegas, sem confirmar a identidade dos pacientes. Especula-se que seriam duas mulheres, que vieram de São Paulo.

Como se prevenir do coronavírus?

Dica 1

Quais são os sintomas do coronavírus? Febre; Espirros; Tosse; Coriza; Falta de ar. O coronavírus pode causar infecções respiratórias desde um simples resfriado até uma pneumonia severa. Isto vai depender de vários fatores como idade e imunidade.  Os vários tipos do coronavírus causam doenças respiratórias e a forma mais eficaz de identificar a infecção pelo vírus é procurar um médico assim que os sintomas se manifestarem.  Apesar de serem sintomas semelhantes aos de um resfriado, por exemplo, o médico pode identificar a possibilidade de contaminação pelo vírus sabendo do histórico de viagem do paciente ou se ele teve contato com alguém que tenha viajado para o exterior e para países com epidemia da doença.  Caso alguma dessas perguntas tenha resposta positiva, o médico encaminhará os exames para uma investigação epidemiológica.

Dica 2

Como ocorre a transmissão do coronavírus?. Inicialmente, se pensava que a transmissão da doença acontecia de animais para pessoas, mas com os últimos acontecimentos na China, sabemos que a transmissão também pode ocorrer de pessoa para pessoa.  O coronavírus é de fácil transmissão e pode se disseminar das seguintes formas:  Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos; Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; Tosse; Espirro; Contato com secreções respiratórias.  Qualquer pessoa que se aproxime um metro de uma pessoa infectada corre o risco de ser contaminada com a infecção.

Dica 3

Pessoas gripadas ou resfriadas. No caso de pessoas com sintomas característicos de gripes ou resfriados, a prevenção também deve ser feita, porém, com algumas particularidades quanto ao que deve ser feito .Listamos abaixo algumas dicas para que você e sua família saibam como proceder se já estiverem doentes:.1- Use máscaras de proteção em lugares públicos ou quando for conversar com alguém; – Ao tossir ou espirrar, use lenços de papel e, em seguida, jogue-os no lixo ou cubra a boca e o nariz utilizando o braço;  3- Evite cumprimentos com abraços, apertos de mão e beijos;  4- Evite visitas a entes queridos caso esteja gripado.

Dica 4

Para quem cuida de crianças –  Ajude crianças a encontrar maneira de expressar sentimentos ruins, como medo e tristeza. Atividades criativas, como brincar e desenhar podem ajudar o processo.

Em tempos de estresse e crise, é comum que as crianças fiquem mais apegadas e exijam mais dos seus pais e cuidadores. Discuta a covid-19 com as crianças de maneira honesta e apropriada à idade. Estimule a criança a continuar a socializar e interagir, ainda que só com a família, caso necessário.

Dica 5

Higienização das mãos e de superfícies são fundamentais para evitar transmissão, de acordo com infectologistas.  A prevenção contra a transmissão do novo coronavírus exige cuidados simples no dia a dia, como a forma correta de lavar as mãos, espirrar e tossir.   A prevenção deve ser feita, principalmente, pela higienização das mãos e de superfícies que possam estar contaminadas.  Como lavar as mãos corretamente? – De acordo com Rosana Richtmann, infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, e membro da sociedade Brasileira de Infectologia, é recomendável portar álcool 70 para limpar prontamente as mãos antes de encostar em áreas como olho, nariz e boca. Previna-se

Dia 6

Para quem cuida de idosos- Pessoas mais velhas, especialmente as que estão isoladas ou que têm algum tipo de limitação cognitiva, podem tornar-se mais ansiosas, nervosas, agitadas e estressadas durante o surto ou uma eventual quarentena. Providenciar apoio prático e emocional por meio das redes familiares e profissionais de saúde é bastante útil nesses momentos.

Também é importante compartilhar fatos sobre o que está acontecendo e fornecer informação clara sobre como reduzir o risco de infecção em termos que os idosos possam entender, com respeito e paciência.

Outra recomendação é que mais membros da família sejam envolvidos para ajudar a apoiar os mais velhos e ajudá-los com as medidas de prevenção, como lavar as mãos da maneira correta, por exemplo.

Dica 7

Como a contaminação se dá através de gotículas, que saem da pessoa infectada por meio de tosse, espirro e fala, o vírus pode estar em qualquer superfície: em maçanetas, mesas, bancadas. Você pode tocar nessas superfícies, contaminar a mão, e depois tocar rosto, boca e olhos, que são portas abertas para o vírus entrar no organismo.  A higienização pode ser feita com água e sabão ou álcool gel, mas nunca apenas com água. Além das mãos, também é recomendável limpar com desinfetantes superfícies que possam estar infectadas e se manter a uma distância mínima de um metro de pessoas que estejam espirrando ou tossindo. Previna-se.

Dica 8

Cumprimentos sem beijinho no rosto.: a Faculdade de Medicina da USP, recomenda algumas mudanças de hábito. “Sempre que há circulação de vírus respiratório, precisamos parar de cumprimentar com beijinhos no rosto”, diz.  Ao espirrar, diz, é recomendável colocar o antebraço ou um lenço na frente do nariz e boca. Além disso, é preciso entender que ir ao trabalho com sintomas de gripe implica expor potencialmente outras pessoas à doença, segundo a especialista.  Já o uso de máscaras é mais recomendado para quem estiver em contato com alguém com qualquer sintoma gripal, de acordo com o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, que trata  doenças infecciosas e parasitárias. 

Dica 9

Viagens

Não há restrição oficial para viagens a países com registro de Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).  O Ministério da Saúde orienta que viagens para a China devem ser feitas “apenas em casos de extrema necessidade”, mas segue a orientação da OMS e não proíbe deslocamentos. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, pediu “bom senso” aos brasileiros que decidam viajar para países com casos da doença.  O hospital Albert Einstein, em São Paulo, recomenda que seja verificada a possibilidade de troca de passagem. “Caso não seja possível evitá-la, tome ainda mais cuidado com a higiene das mãos, evite aglomerações e siga as recomendações gerias de proteção”, afirma a instituição. Previna-se

Dica 10

O coronavírus tem cura?. Mesmo sem haver tratamentos específicos para o vírus, a grande maioria das pessoas conta minadas evolui para a cura. Mas, apesar dessa informação, não se pode diminuir a gravidade das complicações que esse vírus pode trazer, já que os sintomas são muito agressivos para o corpo.  O tratamento para as doenças causadas pelo vírus, por enquanto, ainda é o de suporte, ou seja, o foco é o tratamento dos sintomas da infecção, como a febre e a tosse.

Dica 11

Evite grandes aglomerações. Também prefira alimentos cozidos e não compartilhe talheres.

E lembre-se de não passar as mãos nos olhos, nariz e boca ou entrar em contato com bichos doentes. Outro conselho é manter a caderneta de vacinação em dia, mesmo que não haja imunizante para o novo problema. Isso porque, em conjunto com o coronavírus, outros vírus e bactérias causariam estragos adicionais. Ou seja: o coronavírus é mais perigoso para quem está com o sistema imunológico fraco, o que pode ocorrer devido à ação de outras infecções, a exemplo da gripe, que tem vacina.  Lembrando que esses cuidados não são apenas em relação ao Coronavírus – ainda há a Dengue, a Chicungunha, o H1N1, a Influenza e diversas outras doenças e vírus. Então faça a sua parte e use o álcool em gel, principalmente neste período.

Dica 12

Como evitar a infecção em locais públicos? – Primeiro, é importante reforçar que não há motivo para pânico. A mortalidade do coronavírus não parece ser muito alta e não enfrentarmos uma epidemia no Brasil. Ainda assim, vale seguir aquela recomendação aplicada a qualquer doença que se dissemina pelo ar: mantenha distância de pessoas que apresentem sintomas como tosse, coriza e febre. Por outro lado, ao espirrar e tossir, cubra o rosto com um braço ou lenço descartável. Seguindo essas orientações, você cuida de quem está ao seu redor e de si mesmo.  Usar máscara no rosto evita o coronavírus?  Você provavelmente já viu imagens de pessoas nas ruas da China com máscaras no rosto em reportagens dos telejornais. E sim: ela pode reduzir um pouco o risco de infecção.  No entanto, o acessório é recomendado em situações locais de surto intenso. Esse é o único cenário no qual se indica a máscara para a população geral.  Até porque, quando não empregada corretamente, ela só dá uma falsa sensação de segurança. No mais, de pouco adianta vestir esse equipamento e não lavar as mãos.

Dica 13

Principais pontos apontados pela OMS. Confira:  A estação de trabalho

Cadeiras, mesas, telefones, teclados computadores e outros equipamentos precisam ser higienizados com pano e desinfetante regularmente (a contaminação de superfícies é uma das principais formas de transmissão de covid-19).

Se possível e em caso de surto, incitar o trabalho remoto (em um esquema de home office, por exemplo) auxilia a evitar contatos desnecessários. Fora isso, os funcionários deixam de usar o transporte público, onde há grandes aglomerações.

Dica 14

A promoção da higiene respiratória – Lenços descartáveis deveriam estar disponíveis em diversos locais do ambiente de trabalho para o empregado assoar o nariz ou tossir sem espalhar gotículas com vírus. Lixeiras com tampa precisam estar ao lado para jogar fora o papel adequadamente. Se você está doente ou com febre e sintomas respiratórios, não vá ao trabalho. Os dirigentes nunca deveriam cobrar a presença de pessoas doentes no serviço. Se não tiver um lenço à disposição, cubra a boca e o nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar. E lave o braço assim que possível. A empresa deveria distribuir dispensadores com álcool-gel em locais visíveis. Esses equipamentos também podem ser usados para colocar sabão líquido no banheiro. Pôsteres que promovam a lavagem das mãos são mais uma boa medida para os empregadores adotarem. Combine essa medida com outras de comunicação sobre higiene manual e outras atitudes saudáveis no serviço.

Dica 15

Dicas simples de combate ao Coronavirus:

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

Cubra com um lenço de papel ou com o antebraço o nariz e a boca ao tossir ou espirrar.

Evite aglomerações, principalmente se estiver doente.

Mantenha os ambientes bem ventilados.

Não compartilhe objetos pessoais.

Se estiver doente, use máscaras para evitar a contaminação de outros.

Evite viagens para o exterior.

Evite Fake News e se informe em canais de informação confiáveis.

Em caso de dúvidas, ligue para o Serviço de Saúde Municipal.

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *