sexta-feira , 26 abril 2024
Início / Cidade / Tribunal de Contas aponta irregularidade no transporte dos alunos em uma escola
Alunos em um ônibus escolar: Tribunal de Contas averiguou transporte de uma escola (Foto: Reprodução EPTV/ arquivo)

Tribunal de Contas aponta irregularidade no transporte dos alunos em uma escola

Três veículos estavam com problemas; Kátia Alencar diz já ter tomado providências

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo enviou esta semana para a Câmara Municipal de São José do Rio Pardo, um relatório apontando diversas irregularidades no transporte de alunos para uma escola do município, o CAIC. As irregularidades vão desde o estado de conservação dos veículos disponibilizados até a ausência de tacógrafo e cinto de segurança. O relatório foi apresentado durante a sessão da Câmara Municipal, na terça-feira, dia 14 de maio, pelo vereador Rafael Kocian.

Segundo ele, o Tribunal de Contas escolhe uma escola por meio de sorteio para ver como está o transporte. A escola sorteada foi a Stella Maris, conhecida como CAIC. O TC faz então um levantamento de quantos alunos são transportados, a forma como isso ocorre (se em um veículo próprio da prefeitura ou terceirizado), se é perua ou van, etc. Os três veículos analisados tinham problemas: ou eram já muito rodados e com mais de 10 anos, ou, no caso de um ônibus, não tinha cinto de segurança. Um deles não tinha extintor de incêndio adequado, outro tinha os bancos totalmente avariados e pneus carecas.

“A nossa preocupação é que transportam crianças que ficam sujeitas a um acidente, podem se machucar e com certeza nenhum pai quer isso para o seu filho”, disse o vereador, que propôs o encaminhamento do relatório do TC para o Ministério Público tomar ciência. Sugeriu também que essa averiguação dos veículos escolares seja feita igualmente em relação a outras escolas do município.

Kocian disse, por fim, estranhar que a Prefeitura tenha dois ônibus novos parados, que estão na garagem porque não há motorista.

Em nome dos pais

A sessão da Câmara contou com a presença de alguns pais de alunos que estudam em escolas da rede pública. Eduardo Nascimento Ramos representou aqueles pais e falou sobre a situação.

“Nós nos preocupamos com a segurança dos nossos filhos, e queremos um transporte totalmente apto para carregar as crianças. De acordo com o que nos foi mostrado, alguns veículos estão precários. Nós queríamos saber também o porquê de o ônibus ir em certo lugar, pegar uma criança, e não pegar a outra. Entender o motivo da nossa prefeitura ter cortado o transporte das nossas crianças, sendo que a Secretaria da Educação de São João da Boa Vista disse que isso é somente um problema da prefeitura e do município, e não da Secretaria do Estado. Queremos que os ônibus voltem aos nossos filhos como era antes”, afirmou.

Secretária responde

A secretária municipal de educação, Kátia Alencar, falou sobre o relatório apresentado na Câmara. “A respeito desse documento, foi uma visita realizada pelo Tribunal de Contas para verificação das frotas, passes e fretamento. Esse documento é um relatório do Tribunal, já foi encaminhado para o setor de transporte, que está tomando as devidas providências”.

Segundo ela, alguns apontamentos desse relatório condizem com a realidade e outros não. “Já apresentamos os documentos contradizendo para o próprio Tribunal e estamos aguardando devolutiva. Já nos reunimos com os responsáveis da empresa de transporte via passe, para apresentar as soluções sobre os problemas apontados”, concluiu.

Confira também

Supermercado Dia fechará suas lojas na região

Além de São José, grupo vai fechar unidades de Casa Branca, Mococa, São João, Tambaú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *