segunda-feira , 16 dezembro 2019
Início / Agricultura / Melhorias na Feira do Produtor já são visíveis

Melhorias na Feira do Produtor já são visíveis

Capacitações já realizadas contribuíram para isso e os resultados continuam surgindo

A Secretaria Municipal de Agricultura  e Meio Ambiente de São José do Rio Pardo implantou o projeto Feira do Produtor de Cara Nova. Com isso, as melhorias na Feira, que acontece aos domingos, já são visíveis.

Os feirantes que participaram das capacitações já efetuadas vêm conseguindo bons resultados e a própria aparência interna da Feira vem melhorando, o mesmo ocorrendo com os produtos expostos aos consumidores.

Conforme o jornal publicou recentemente, a Feira do Produtor foi criada em dezembro de 1983 e efetivamente implantada em 1984 no município, mas necessitava de mudanças para se readequar às necessidades dos consumidores e atender à legislação sanitária, entre outras melhorias.

Desde a implantação da Feira, o objetivo era permitir que o produtor pudesse oferecer seus produtos de forma direta aos consumidores, beneficiando ambas as partes. Os produtores ofereceriam produtos frescos de origem conhecida, sem intermediários, aos clientes que comparecessem à Feira, criando assim um vínculo e uma fidelização.

Outro objetivo da Feira, desde sua criação, foi promover um desenvolvimento econômico e social no município, além de atrair compradores de toda a região. Os feirantes, ao longo dos anos, foram adquirindo uma visão de tudo isso e se organizando para melhor gerir e vender seus produtos.

Expectativa

Responsável direta por encontros recentes de capacitação aos produtores que participam da Feira, a professora Renata Vechini Dal Bon, do programa Município VerdeAzul, lembra que a expectativa foi que os feirantes possam comercializar diretamente os seus produtos com confiança e respeito.

“A Feira do Produtor busca suprir a necessidade dos pequenos produtores que não tem onde comercializar seus produtos de forma direta e visa proporcionar a expansão do agronegócio, levando em consideração a estrutura de comercialização”, diz ela. “Convidamos toda a população para visitar a tradicional Feira e adquirir  os produtos fresquinhos,  diretamente da zona de produção, a partir da 4 horas da manhã”.

 “A organização da capacitação do produtor rural está acontecendo com alguns representantes dos feirantes, onde nós traçamos um projeto de capacitação e formação para todos os produtores rurais da Feira”, disse ela.

Isso, na prática, vem ocorrendo toda primeira terça-feira de cada mês às 19 horas, na própria Feira do Produtor. As capacitações envolvem desde a comercialização, o marketing do produto, a forma como ele é plantado, até a forma como é colhido. “Estamos buscando levar mais conhecimento ao nosso produtor”, explica Renata. “Fizemos um diagnóstico com os produtores para traçar estratégias para a capacitação deles. Precisávamos retomar a organização dessa equipe, trabalhar com a motivação, ampliar o relacionamento interpessoal dentro da feira, com empatia, cooperação, capacidade de doação do feirante e traçar objetivos comuns. Esse diagnóstico fortaleceu muito”.

Veja as imagens:

Confira também

Homem é preso suspeito de estuprar adolescente de 14 anos

Um homem foi preso na manhã deste sábado, dia 7, em São Carlos , suspeito de estuprar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *