quinta-feira , 25 abril 2024
Início / Cidade / Hélio Escudero deixa Secretaria de Agricultura e faz balanço de 2019
No dia 20 de janeiro, Hélio Escudero deixou a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Hélio Escudero deixa Secretaria de Agricultura e faz balanço de 2019

Ex secretário falou sobre estradas rurais, limpeza das praças e núcleo rural

No dia 20 de janeiro, Hélio Escudero deixou a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Luis Roberto de Oliveiro, engenheiro agrônomo, que já trabalha na Secretaria, está respondendo no lugar de Hélio como Secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

O ex secretário fez um balanço das atividades e ações realizadas em 2019 no setor.

“Assumi a Secretaria no mês de abril de 2019. A situação financeira do município não é diferente das outras que se encontram hoje. A grande dificuldade que se tem a nível de arrecadação está no país inteiro. Propus ao prefeito Ernani de fazer o melhor possível para que a Secretaria estivesse à disposição. Máquinas, caminhões, funcionários, toda a estrutura necessária”, conta.

“Passamos por um período muito difícil, porque tivemos que recuperar essas máquinas e equipamentos. Foi preciso refazer muitas coisas, e com isso demos início aos trabalhos rurais que cabem a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, como a conservação das estradas rurais, por exemplo”.

Estradas rurais

 “Decidimos fazer tudo através de uma programação, que seguimos e reunimos as pessoas responsáveis para realizar os trabalhos. Fizemos galerias, sangrias, lombadas, cascalhamento, retirada de pedras, todos os serviços que eram necessários. Fizemos praticamente todas as regiões rurais. Gostaria até de agradecer ao proprietário da Fazenda Viradouro que nos cedeu todo o cascalho que foi utilizado nessas estradas, e a usina Itaiquara que também nos forneceu para que pudéssemos usar na estrada do Barreirinho”, relembra.

Conservação e limpeza

“Além disso, fizemos o trabalho de conservação das praças e avenidas. Realizamos podas de árvores, e limpeza diária das praças. Existiam muitos pedidos de podas de árvores e na medida do possível nós fomos realizando tudo. Tivemos um prejuízo com a parada para as festas do final do ano, já que a prefeitura ficou parada praticamente por 15 dias. Agora em janeiro estamos correndo atrás para colocar o roçamento das praças em ordem”, explica Hélio. 

“Através de uma verba do deputado Barros Munhoz estamos conseguindo uma roçadeira que faz poda de barranco, conseguimos do vereador Zildão e Amilton que colocassem uma emenda para a Secretaria no valor de R$120.000 ( cento e vinte mil) para que possamos adquirir uma retro escavadeira, que faz muita falta nas aberturas de galerias e sangrias”, diz. 

Limpeza de guias

 “Buscamos diversas alternativas, quando fomos proibidos de fazer uso do mata mato para limpar as guias da cidade. Uma delas foi uma máquina que trouxemos para fazer teste, mas ela ainda não saiu no mercado. Tentamos também com a capina elétrica, que é um gerador que vai em um trator e vai fazendo a capina. Para se ter uma ideia, a segunda máquina custa R$150 mil (cento e cinquenta mil)”, afirma.

“Nesse período que estive a frente da Secretaria, não era possível arrumar esse valor. É uma luta, no fim do ano conseguimos fazer um quebra galho, e roçamos com nossas maquininhas mesmo. Mas agora já cresceu tudo novamente, é proibido passar o mata mato, já fomos notificados sobre isso. Temos que cumprir a legislação e vai ficando difícil. Estamos tentando fazer outros testes. Tem a possibilidade de fazer uma massa asfáltica, coisa de 40 centímetros de distância da guia. O mato nasce nas guias onde a água passa. Passando essa massa asfáltica seria possível tapar o local onde crescem os matos. Vamos deixar essa sugestão para quem assumir a Secretaria”, promete.

Troca de móveis

“No administrativo trocamos todos os móveis da Secretaria, estamos deixando tudo com uma cara nova. Isso foi graças a doação dos móveis da Câmara, que solicitamos. Assim pudemos dar melhores condições de trabalho ao pessoal da parte administrativa”, comenta.

Para população

“Tivemos a produção de árvores, atendendo a diversos municípios, e criamos os núcleos rurais com palestras, orientações, onde tivemos diversas participações. Foi um trabalho muito importante, que eu acho que deveria continuar. Foi um trabalho que ajudou muito os produtores rurais com informações”.

“Procuramos eliminar o máximo possível esses lixões que temos nas zonas rurais. Colocamos caçambas, fizemos limpezas, fizemos o cercamento das áreas, plantamos árvores para manter os locais adequados para a população”, prossegue.

“Fizemos uma remodelação da Feira do Produtor, que ficou muito mais organizada. Saímos hoje de cabeça erguida e com o dever cumprido. O trabalho foi difícil, árduo, mas sabemos que temos gente competente para isso, que pode assumir e fazer até melhor do que fizemos”, finaliza Hélio.

Confira também

Supermercado Dia fechará suas lojas na região

Além de São José, grupo vai fechar unidades de Casa Branca, Mococa, São João, Tambaú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *