terça-feira , 23 abril 2024
Início / Cidade / Começa a primavera e a cidade fica mais bela
Malva rosa

Começa a primavera e a cidade fica mais bela

Folhagens das árvores e flores mais bonitas atestam que já estamos na nova estação

Ruas e solos cobertos com pétalas de várias cores, pomares e canteiros floridos nos quintais das casas, praças públicas com árvores viçosas, vasos domésticos com muitas flores. Estes são sinais característicos da chegada da Primavera no Hemisfério Sul do planeta.

Em São José do Rio Pardo, como as fotos demonstram, algumas das características das plantas, em áreas públicas ou particulares, já são bem visíveis e confirmam a mudança de estação. Gazeta as fotografou para ilustrarem esta página, mas há muitas outras, espalhadas pelo centro e bairros da cidade, aguardando os olhares mais atentos dos que amam a natureza.

Origem da palavra

A palavra Primavera deriva do latim primo vere, que significa “primeiro verão”. É a estação de transição entre o inverno e o verão, tendo começado oficialmente no dia 22 de setembro e indo até o dia 21 de dezembro.

Segundo o google, a sua chegada se deve a um fenômeno astronômico chamado Equinócio — quando a luz solar incide da mesma forma sobre os dois hemisférios, fazendo com que os dias e as noites tenham a mesma duração (12 horas cada).

Esse evento acontece duas vezes por ano e dá início à primavera e ao outono.


Na região da Herma do rio Pardo, as flores estão espalhadas pelo solo

Resedá e hibisco, localizados no bairro Santo Antônio

 Ixora enfeita calçada de casa também no Santo Antônio

Strelitza, em frente ao JR Automotivo

Orquídea sapatinho de terra

Que acontece no Equinócio?

Durante um equinócio, nenhum dos polos da Terra está inclinado em relação ao Sol — com isso, os raios solares incidem sobre a Linha do Equador, iluminando com a mesma intensidade ambos os hemisférios.

É por isso que a duração da luz do dia é teoricamente a mesma em todos os pontos da superfície da Terra.

Daí o nome equinócio, palavra derivada do latim, que significa “noites iguais”.

Origem das estações vem da inclinação da Terra

Leva um ano para a Terra orbitar ao redor do sol e, ao fazer isso, nosso planeta também gira em torno do seu próprio eixo, movimento que leva 24 horas.Se o eixo da Terra estivesse a 90° ou perpendicular ao plano de sua órbita, nosso planeta seria muito diferente.

O nascer e o pôr do sol aconteceriam na mesma hora todos os dias.Também não teríamos estações do ano e haveria um grande impacto nos padrões climáticos em todo o mundo.

A razão pela qual isso não acontece é porque a Terra está inclinada a 23,5 graus em relação ao seu plano de órbita.E é justamente essa inclinação que dá origem às estações do ano. No verão, o planeta está mais inclinado em direção ao sol e, no inverno, mais afastado dele.

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *