quinta-feira , 26 novembro 2020
Início / Cidade / Cidade tem 164 candidatos homens, 77 mulheres e duas impugnações de vereador

Cidade tem 164 candidatos homens, 77 mulheres e duas impugnações de vereador

E vários dos 424 mesários tiveram que ser substituídos, alegando problemas de saúde

Com 42.544 eleitores oficialmente aptos a votar nas eleições de 15 de novembro, São José do Rio Pardo tem 4 candidatos a prefeito e 241 à Câmara Municipal, dois a menos que o divulgado após a realização das convenções partidárias. Isso porque o juiz eleitoral impugnou 2 candidaturas por irregularidades, sendo que uma delas entrou com recurso. Como o juiz indeferiu, o recurso foi para o Tribunal Regional Eleitoral em São Paulo, que ainda analisa se confirma ou não a candidatura.

As informações são do chefe do Cartório Eleitoral de São José do Rio Pardo, Valdir José da Costa Calado. Ele explicou que são 164 candidatos homens e 77 mulheres, uma proporção de pouco mais de 2 por 1. Não há informação de quantos candidatos negros concorrem este ano na cidade, já que o Cartório só divulga o que recebe do TSE e este não tem essa informação separada por município.  

Outra informação passada ao jornal por Valdir é que vários dos 424 mesários inicialmente convocados para trabalhar nas eleições de 15 de novembro foram substituídos. Eles apresentaram atestados de saúde pedindo para não trabalhar no pleito municipal deste ano e já foram substituídos. Alguns deles estavam com suspeita de estarem com Covid. O treinamento dos mesários, este ano, foi feito online.

7 seções no Tartarugão

O Cartório Eleitoral tem divulgado, através de carro de som, que 7 seções que até as eleições passadas funcionaram no prédio da Fepasa, foram transferidas este ano para o Tartarugão: 89, 92, 95, 96, 98, 100 e 101. “Fui pessoalmente até a Fepasa e o prédio está em condições muito ruins, em ruinas praticamente. Não havia a mínima condição de mantermos essas 7 seções ali para as eleições deste ano. Em comum acordo com a direção do DEC, então, decidimos transferi-las para o Tartarugão, que terá tendas divisórias separando uma das outras”, confirmou Valdir.

Urnas eletrônicas

Indagado sobre as urnas eletrônicas, o chefe do Cartório disse que o TSE tem até o dia 26 de outubro, segunda-feira, para oficializar todas os registros das candidaturas em todos os municípios do país. A partir do dia 27, então, é que as urnas passarão a receber os dados dos candidatos: fotos, números e siglas partidárias.

Ele reiterou que, em decorrência da Pandemia, as eleições municipais de 2020 em todo o Brasil não serão realizadas mediante o sistema de biometria. “Mesmo quem não fez a biometria poderá votar, se estiver em dia com a Justiça Eleitoral. Bastará comparecer à seção na qual está cadastrado e levar um documento oficial com fotografia, podendo ser o título de eleitor, ou RG, ou CNH ou mesmo o e-título (título eleitoral eletrônico)”, concluiu Valdir. .

Confira também

Rodrigo Ribeiro, o “Buiu”, fala sobre referência negra, racismo, e projeto pessoal

Para ele, lei deveria ser mais severa com relação ao racismo No dia 9 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *