quarta-feira , 24 abril 2024
Início / Cidade / Atletinhas promove curso de Mat Pilates
Fisioterapeutas e educadores físicos receberam certificados

Atletinhas promove curso de Mat Pilates

“Pilates é técnica revolucionária, com 5 princípios bem estudados”, diz Christian

O espaço Atletinhas- Centro de Treinamento e Reabilitação promoveu nos dias 24 e 25 de agosto o curso de Mat Pilates, ministrado pelo especialista Christian Pécora, de São Paulo, e pelo professor de educação física Luiz André Vaz. Participaram do evento fisioterapeutas e profissionais de educação física.

“Viemos com o objetivo de fazer a formação do curso de Mat Pilates, do nível básico ao avançado. Passando toda a parte dos princípios, habilitando a todos os profissionais de educação física e fisioterapia, tanto os formados como os que estão em formação”, informa Christian.

Pilates

“O pilates é uma técnica revolucionária que trabalha com cinco princípios muito bem estudados e comprovados cientificamente, onde damos a melhor qualidade a qualquer tipo de paciente e aluno, para que ele venha a se tornar melhor sem que haja uma lesão instalada”, prossegue.

“O pilates ajuda desde uma criança com nove anos de idade, até o idoso de 80, 90 anos. A busca hoje é pelo processo de reabilitação, além de atingir uma alta performance em atletas, tanto para olimpíadas quanto para pós operatório”, conta.

Profissionais adequados

“Somente os profissionais que são graduados em Educação Física e Fisioterapia podem ministrar aulas e o processo da reabilitação em pacientes e alunos. Com os estudantes de ambos os cursos, é mais fácil ministrar. Eles já sabem os termos técnicos, durante a graduação aprendem tudo. Mas quando estamos com os pacientes e alunos de pilates, usamos uma linguagem coloquial. Caso contrário eles se cansam de tantas técnicas e da ausência de execução física”.

Procura

“Hoje em dia o pilates é procurado tanto nas academias como nas clínicas de reabilitação e na área hospitalar”, diz Christian.

Técnicas

“Geralmente utilizamos duas técnicas no pilates, a visual e a cinestésica. O exercício físico se iguala com uma dosagem de medicação. Ele tem dose, tempo de duração, de resposta, de reestruturação da musculatura, é tudo estruturado como uma receita médica, mas direcionado para o fortalecimento e reabilitação do corpo. Não é pela super compensação e pelo exagero que vamos chegar no objetivo estético e de qualidade de vida, mas sim pela dosagem periódica do exercício. Devemos tratar cada parte como única, para no fim juntar como um todo e ter uma resposta completa”, explica o professor Luiz André Vaz.

Entrevista: Luis Fernando Benedito

Texto: Júlia Sartori

Confira também

Supermercado Dia fechará suas lojas na região

Além de São José, grupo vai fechar unidades de Casa Branca, Mococa, São João, Tambaú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *