quinta-feira , 28 março 2024
Início / Cidade / Atiradores conhecem as trincheiras de 1932
Atiradores do TG marcharam pelos campos da fazenda Tubaca no dia 1º

Atiradores conhecem as trincheiras de 1932

Eles foram conhecer uma área da fazenda Tubaca onde ficavam soldados paulistas

No dia primeiro de maio (quarta-feira) os atiradores do TG 02-038, sob o comando do 1º sargento Cláudio Luiz Tokarski, realizaram no período da manhã uma marcha de 8 km na direção da fazenda Tubaca. Depois de várias atividades relativas ao treinamento militar dos atiradores, eles foram conhecer uma área da fazenda onde estão preservadas várias trincheiras utilizadas pelos soldados paulistas durante as ofensivas na Revolução de 1932.

Segundo relatos históricos, a partir de 9 de julho de 1932 tiveram início as operações armadas entre o governo federal de Getúlio Vargas e as tropas paulistas, com destaque para a nossa região, de divisa com Minas Gerais. Muitas foram as cidades em que ocorreram confrontos armados entre brasileiros naquela guerra civil, a favor e contra o governo de Getúlio Vargas.

Aqui em São José houve avanços e recuos de soldados na direção de Minas Gerais. Tropas paulistas estabeleceram pontos de defesa a partir do momento em que a superioridade bélica passou a ser determinante a favor dos federais e a possibilidade da tomada da cidade virou um perigo iminente, o que acabou acontecendo em outubro de 1932.

Escavações

Em um ponto elevado nas terras da fazenda Tubaca, de ampla visão para a área da estação ferroviária, uma série de escavações confirmam a presença de soldados colocados para o ataque/defesa da posição. Além da parte principal, onde ficavam os soldados e os armamentos, havia outras escavações que serviam de cozinha e de banheiro para os militares.

Como “Revolução de 32” é um tema de estudo na formação dois atiradores, o professor Marcos De Martini, que acompanhou a atividade de campo, fez uma breve apresentação do assunto, que será completado em uma outra aula para os atiradores, próximo ao dia 9 de julho, nas dependências do TG.

O sargento Tokarski mostra aos atiradores locais das trincheiras dos paulistas

Confira também

UBS Central funciona até 10 da noite para atender pacientes com sintomas de dengue

Os números da dengue continuam aumentando no município. De acordo com as informações atualizadas pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *