sábado , 20 abril 2024
Início / Brasil & Mundo / Técnica desenvolvida na USP São Carlos elimina vírus e bactérias de órgãos para transplante
Método pode evitar transmissão de doenças para receptores de órgãos — Foto: Cristina Kurachi (Reprodução G1)

Técnica desenvolvida na USP São Carlos elimina vírus e bactérias de órgãos para transplante

De acordo com uma matéria publicada no G1, pesquisadores de São Carlos (SP) e canadenses desenvolveram uma nova técnica que possibilita descontaminar órgãos para transplante com uso de radiação ultravioleta e luz vermelha. A técnica biofotônica é revolucionária, pois ajuda a evitar a transmissão de doenças durante os transplantes, disse o pesquisador Vanderlei Bagnato, diretor do IFSC e coordenador do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF).

O trabalho conjunto entre Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) da Universidade de São Paulo e Universidade de Toronto (Canadá) foi descrito em um artigo publicado na revista Nature Communications.

Segundo os pesquisadores, duas empresas internacionais têm interesse em estudar a possibilidade da fabricação e comercialização do equipamento. A equipe trabalha agora para implantar o programa de descontaminação de fígados e rins no Brasil.

Pesquisa

O grupo de Bagnato trabalhou em parceria com pesquisadores da Universidade de Toronto, que abriga o maior programa de transplante de pulmão do mundo, com 197 cirurgias realizadas em 2018.

Segundo o coordenador do serviço, Marcelo Cypel, um dos obstáculos para a realização dos procedimentos é a necessidade de descontaminar os órgãos a serem transplantados, principalmente quando o doador era portador do vírus da hepatite C.

“Já foram realizados 10 testes com pacientes [usando a terapia biofotônica]. Em oito casos, a nova técnica se mostrou capaz de reduzir significativamente a carga viral dos órgãos para transplante. Em outros dois, o procedimento praticamente eliminou a presença do vírus”, contou Cypel.

Fonte: G1

Confira também

UBS Central funciona até 10 da noite para atender pacientes com sintomas de dengue

Os números da dengue continuam aumentando no município. De acordo com as informações atualizadas pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *