quinta-feira , 28 Maio 2020
Início / Cidade / Academias fechadas: Como se exercitar?
Imagem da internet

Academias fechadas: Como se exercitar?

Com a pandemia do coronavírus as academias, tanto dos clubes como particulares, tiveram que fechar temporariamente suas portas. Assim milhares de pessoas que usam estes espaços para manter ou entrar em forma estão impossibilitados neste momento.

Sobre este assunto o jornal ouviu o professor mestrando de Educação Física, Carlos Henrique Prevital Fileni.

Carlos Henrique Prevital Fileni

Professor neste momento as pessoas que curtem ou necessitam do uso das academias estão sem poder ir a estes espaços. É possível manter a forma estando em casa? E em quanto tempo se perde o que adquiriu nos treinamentos?

Sim, é possível manter a forma mesmo estando em casa. Na fisiologia do corpo humano, existe a chamada memória muscular, que é adquirida por meio de treinamento adicional e dieta adequada, formando novos núcleos que sintetizam novas proteínas musculares. Assim, as fibras musculares crescem após o destreinamento, as fibras musculares ficam resistentes à atrofia, graças à quantidade aumentada de núcleos e esse período varia em até 3 meses. Após esse período os músculos tendem a diminuir de tamanho, mas os núcleos não estão perdidos.

Como em casa não tem os equipamentos, fica um pouco mais difícil se fazer alguns exercícios?

Sim, fica um pouco limitado a execução de exercícios, pois não se tem toda estrutura que um centro especifico pode oferecer. Porém a recomendação é que não se fique parado, faça o que conseguir.

Você aconselha as pessoas a procurarem algumas aulas on-line ou indicaria algum método de treinamento?

Aconselho as pessoas a procurar seus respectivos treinadores e solicitar para que os mesmos montem, elaborem seu treino com as determinadas adaptações necessárias.

Você, que já participou de alguns eventos como jogador de basquete, acha que os atletas também perderão muito de seu condicionamento devido também à falta de eventos?

Para atletas é inevitável a perca de seu rendimento, quanto maior for o tempo, maior serão os prejuízos em sua composição corporal, pois os mesmos dependem, vivem de seu corpo, onde para eles pode ser considerado o corpo como o seu trabalho.

Obrigado e deixe sua mensagem final.

Mediante a toda essa situação que estamos vivendo, onde precisamos ter muita calma e equilíbrio, e claro tomar todas as precauções possíveis. Recomendo que não deixe de fazer seu exercício físico durante esse período, mesmo que de forma adaptada, pois acima de tudo precisamos manter nossa imunidade alta.

Por Luis Fernando Benedito

Confira também

“Cloroquina me ajudou na recuperação”, diz primeiro rio-pardense que passou pela Covid

Núncio Bucci Neto (Tuta) ficou 6 dias internado e a esposa Luciana ficou 9 O …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *