sexta-feira , 27 novembro 2020
Início / Cidade / SE 2020 virtual estará repleta de novidades
Iury Feres Abrão e Ana Paula Lacerda: SE 2020 representou um grande desafio aos organizadores

SE 2020 virtual estará repleta de novidades

Uma delas será o lançamento do Gibi de Euclides da Cunha; a parte cultural terá palestrantes até do exterior

O presidente do DEC, Iury Feres Abrão, e diretora de cultura Ana Paula Lacerda, da Casa de Cultura Euclides da Cunha, ocuparam os microfones da rádio Difusora no dia 29 de julho para apresentar a programação da Semana Euclidiana 2020. Eles foram entrevistados por Paulo Sérgio Rodrigues e Luis Antônio Benedito. Dentre outras novidades, falaram da apresentação da história da SE em um telão a ser colocado em frente a Prefeitura e do lançamento do Gibi de Euclides da Cunha.

Iury começou a entrevista dizendo que, assim que os eventos de aniversário da cidade foram cancelados, em março, por conta do início da pandemia, o DEC e a Casa de Cultura iniciaram os preparativos para as mudanças que se fizessem necessárias para a realização da Semana Euclidiana 2020 (SE). Não se sabia ainda se ela seria presencial ou virtual, o que aumentou a preocupação dos responsáveis e a mobilização pelas alternativas possíveis.

As ideias para eventos online foram sendo levantadas e estudadas. Surgiram possibilidades e os convites aos palestrantes foram iniciados, sendo que em pelo menos um caso (dos Estados Unidos) se a SE fosse presencial o convidado não viria e agora, sendo virtual, já confirmou participação. “Vamos fazer uma Semana Euclidiana diferente, mas de uma qualidade extrema”, assegurou Iury.

O desfile de abertura, principal atração popular da SE, não será, obviamente, realizado este ano, mas nem por isso deixará de fazer parte do evento deste ano. “Vamos instalar um telão de led em frente a Prefeitura, no qual iremos relembrar toda a história da Semana Euclidiana. Será no dia 9 de agosto. Iremos cantar o Hino Nacional no Altar da Pátria, mesmo com poucas pessoas, para seguir todos os ritos do protocolo de saúde e os ritos que a Semana Euclidiana tem há muitos anos”, revelou Iury.

Apoios

Indagados sobre apoios culturais e financeiros que tradicionalmente são dados pelo governo estadual para as SE, Iury  explicou que isso continuará na edição de 2020, ainda que de outra forma. “Já temos um valor aí que, para este modelo que nós estamos fazendo, a gente conseguiu adequar de forma a não usar recursos da Prefeitura, que neste momento prioriza a Covid. A Nestlé, o Supermercado Fonseca, a Cooxupé e a Rioplastic vão nos apoiar porque gostam da Semana Euclidiana e abraçam a ideia. Isso possibilitará fazermos uma Semana Euclidiana de excelência e com poucos gastos”, assegurou o presidente do DEC.

“E tudo vale como experiência porque, quando tudo voltar ao normal, a Semana Euclidiana online será uma forma de inserirmos também uma nova proposta, sem perder a essência do que ela já é. No pós pandemia ela irá continuar presencialmente, mas acrescentando também essa maneira de viver online”, previu a diretora da Casa de Cultura.

Outro detalhe mencionado por ambos na entrevista será a volta da Revista Acadêmica, mas digitalmente. E na FLIRP (Feira Literária Rio-pardense) será lançada também a primeira edição do Gibi de Euclides da Cunha, destinado ao Ensino Fundamental I, para crianças. Serão 5 mil exemplares desse Gibi na rede pública, além de pontos de distribuição pela cidade. A intenção dos responsáveis é que esse Gibi perdure por muitos anos.

Ana Paula explicou que não houve cancelamento de palestrantes que já estavam sendo contatados antes da pandemia. “Não cancelamos, mas readequamos. Por outro lado, alguns que não estariam conosco se a Semana Euclidiana fosse presencial, estarão participando exatamente por ela ser online”, confirmou a diretora.

Parte cultural

Haverá uma parte intelectual e literária, com participação de vários professores. Terá a parte de apresentações culturais, voltada para a valorização dos artistas locais, de forma que, de 9 a 15 de agosto, haja atividades de manhã, à tarde e à noite.

“Quem quiser nos seguir, faça-o pelas redes sociais. No Facebook, Casa de Cultura Euclides da Cunha. Ou na página do Instagram, Semana Euclidiana 2020. E nós criamos também um canal no You Tube, que é Casa de Cultura Euclides da Cunha. Nossas atividades todas serão transmitidas por esse canal e as pessoas poderão acompanha-las”, sintetizou Ana Paula, com Iury acrescentando que houve inscrições de outros países para a Maratona Euclidiana. Ana Paula explicou que haverá salas virtuais abertas a esses maratonistas, incluindo os de outras cidades do Brasil.

“Lembrando ainda que as inscrições para a Semana Euclidiana continuam abertas e irão até o dia 5 de agosto. Para maratonistas que queiram participar dessas salas fechadas, representando escolas e visando a premiação, elas estão abertas. Do 5º ano ao ensino superior podem se inscrever alunos de todo o Brasil e isso inclui as escolas da região, bastando entrar no site da Casa Euclidiana, que é www.casaeuclidiana.org.br “, acrescentou ela.

Eventos de abertura

Haverá um ato simbólico de abertura da SE 2020 no Altar da Pátria, a distribuição dos Gibis, a conferência de abertura e a conferência tradicional (com as professoras Carmem Trovato Maschietto e Maria Aparecida Granado Rodrigues), uma performance artística simbólica pela Cia. Erva Doce (com o tema Chama da Travessia). Na sequência, apresentação da Corporação Musical Euclides da Cunha. Todos esses eventos serão no dia 9 de agosto.

No dia 10 começa o Ciclo de Estudos em salas virtuais pela manhã e um documentário relacionado à Matriz de São José do Rio Pardo, feito por alunos da extinta Casa de Cultura e Cidadania; o início desse documentário será às 18h30. À noite, o ciclo de estudos e de palestras terá a participação de professores inscritos como ala de universitários, além de pesquisadores e público em geral.

“Nas lives noturnos teremos professores da UFRJ. O professor Fernando Bernutti, que está na Universidade de Davis, na Califórnia, estará participando também. Uma jornalista, Neide Duarte, da Rede Globo, ficou muito feliz em ser convidada e estará conosco também, virtualmente, manifestando até o desejo de vir conhecer, no futuro, a cabana de Euclides da Cunha”, continuou Ana Paula.

A sequência dos eventos programados para a SE 2020 está na página oficial que o DEC está publicando nesta edição. Um dos destaques é o Concurso Nacional de Poesias; outro é um Concurso de Desenho para o público infantil, com a entrega do desenho podendo ocorrer até o dia 10 de agosto na Casa Euclidiana – haverá prêmio em dinheiro para os vencedores. O encerramento da SE 2020 será com Márcio Lauria Filho.

Confira também

Rodrigo Ribeiro, o “Buiu”, fala sobre referência negra, racismo, e projeto pessoal

Para ele, lei deveria ser mais severa com relação ao racismo No dia 9 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *