sexta-feira , 29 março 2024
Início / Cidade / São José leva três projetos ambientais ao Fehidro
Planta de um projeto para o antigo aterro sanitário

São José leva três projetos ambientais ao Fehidro

Cidade pede recursos para implanta-los no município e pensa em um projeto de reciclagem

Três projetos de solicitação de recursos do Fehidro  (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), para obras no setor do meio ambiente foram protocolados na penúltima  sexta-feira, 10 de maio,  na  CBH Pardo (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo), em Ribeirão Preto, pela Prefeitura de São José do Rio Pardo.

Os projetos contemplam a recuperação da área do antigo aterro de lixo, que fica em uma área situada próxima à rodovia São José do Rio Pardo – Tapiratiba; aquele aterro já está com suas atividades encerradas, só que por um longo tempo a Prefeitura ainda terá que cuidar da emissão de chorume, de gás e análise da água de subsolo.

“Estes serviços custam muito aos cofres públicos e por isso, através da Secretaria de Obras, utilizará os recursos, se obtidos, para custear essa restauração e a recuperação da área do aterro”, explicou o engenheiro agrônomo Luiz Roberto de Oliveira, representante da Prefeitura Municipal na Bacia do Pardo e membro titular em duas Câmaras Técnicas da instituição.

Segundo projeto

Um outro projeto, apresentado através da Fundação de Pesquisa,  solicita  a construção de um galpão. Em suas dependências, se vierem a ser erguidas, haverá salas para aulas de educação ambiental e para atividades como dias de campo e laboratório, entre outros benefícios.

“Vai ser uma obra de grande importância para a Fundação de Pesquisa, pois poderemos promover ainda cursos de formação ambiental, difundir nossos experimentos e guardar os nossos equipamentos”, disse o zootecnista da CDRS, Rodrigo Vieira de Moraes.

Terceiro projeto

O terceiro projeto,  através da Saerp, pleiteia a construção de uma adutora de distribuição de água que deverá interligar o tratamento de água ao bairro Santa Tereza.

Esses três projetos protocolados por São José do Rio Pardo em Ribeirão Preto passarão agora por uma análise técnica dos integrantes do Fehidro. A resposta aos pedidos de recursos para a implantação dos mesmos será comunicada à Prefeitura rio-pardense em breve.

Reciclagem

Além de destacar a importância dos projetos apresentados, o secretário de agricultura e meio ambiente,  Hélio Escudero,  anunciou que deverá apresentar brevemente um projeto na área da reciclagem. Para este projeto toda a população será convidada a participar e, inclusive, poderá até ser ressarcida por isso.

“Hoje a população está jogando dinheiro fora ao não reciclar o seu lixo. É uma garrafa pet, uma lata, um papel, um plástico, enfim tudo. Isso que está sendo jogado fora vale dinheiro e está detonando o meio ambiente. Então, estamos elaborando um projeto, que já está em fase final, onde vamos pedir a colaboração da população, que vai colaborar com o meio ambiente e receber de volta por essa ajuda”, concluiu Escudero.

 

Confira também

UBS Central funciona até 10 da noite para atender pacientes com sintomas de dengue

Os números da dengue continuam aumentando no município. De acordo com as informações atualizadas pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *