quinta-feira , 25 abril 2024
Início / Regionais / Incêndio destrói casarão centenário de Poços de Caldas
Casarão teve toda sua estrutura comprometida (Reprodução G1/ Foto: André Garcia))

Incêndio destrói casarão centenário de Poços de Caldas

Um incêndio destruiu o Sobrado Conde Prates, um dos patrimônios históricos de Poços de Caldas (MG). Localizado na rua Junqueiras, no Centro, o imóvel foi atingido pelas chamas no início da madrugada de segunda-feira (26), ficando com toda sua estrutura comprometida.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar o fogo. Conforme noticiado pelo G1, foram mais de cinco horas de trabalho para que o incêndio fosse debelado. Aproximadamente 70 mil litros de água foram utilizados para o rescaldo. O trânsito no local precisou ser interditado para o trabalho dos militares.

Bombeiros e a Perícia Civil passaram a manhã no casarão fazendo um levantamento fotográfico. O que já se sabe é que o imóvel foi adquirido recentemente, há menos de dois anos por um empresário local que, a pedido do Ministério Público, precisou fazer algumas intervenções, entre elas o corte da energia elétrica. Como o prédio não tinha eletricidade, o Corpo de Bombeiros descarta a hipótese de um curto-circuito.

Em declaração ao G1, a Defesa Civil relatou que toda a parte interna, inclusive as paredes, foram danificadas. Durante a tarde, engenheiros da Secretaria de Obras, militares do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, assim como os representantes da empresa proprietária do imóvel realizaram um levantamento. A ideia é fazer um relatório para definir quais providências serão tomadas.

Patrimônio Histórico

De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Poços de Caldas, o casarão foi construído em 1886 para ser uma casa de veraneio do Conde Eduardo Silva Prates. Em junho de 2016, o imóvel foi tombado como patrimônio histórico pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico (Comdephact).

Em nota à imprensa, a Administração Municipal informou que o imóvel é de propriedade particular. Ao longo dos anos, o órgão, a prefeitura e o proprietário tentam garantir a integridade do casarão.

Projeto

Há menos de 15 dias o empresário que adquiriu o prédio apresentou um projeto para construir um hotel no terreno ao lado, mantendo o casarão como restaurante e um ponto de apoio do futuro empreendimento. Esse projeto ainda está na prefeitura, mas como se refere um bem tombado pelo patrimônio histórico, precisa de aprovação.

Fonte: G1

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *