quinta-feira , 28 março 2024
Início / Cidade / Farmacêutica rio-pardense ganha prêmio internacional
Maria Olivia, ao centro, ladeada por Ana Paula de Almeida e Carlos Pinto

Farmacêutica rio-pardense ganha prêmio internacional

Pesquisa dela foi sobre colaboração a pacientes submetidos ao transplante de células-tronco

No período de 18 a 27 de março de 2019 aconteceu em Portugal e na Espanha a IV Escola de Inverno em Farmácia, organizada pelo Instituto ideHia e sediada, sucessivamente, em quatro locais: na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, no Hospital Clínico Universitário de Santiago de Compostela, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e no Hospital Escola Fernando Pessoa, em Porto.

A rio-pardense Maria Olívia Barboza Zanetti foi selecionada para participar do evento e apresentar oralmente os dados preliminares da sua pesquisa de doutorado, em um trabalho intitulado “Clinical pharmacists’ collaboration in the care of patients undergoing Allogenic Hematopoietic Stem-Cell Transplantations” (“A colaboração do farmacêutico clínico no cuidado de pacientes submetidos ao Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas Alogênico”).

Ao final deste evento, os melhores trabalhos apresentados foram premiados, sendo que a pesquisa desenvolvida por Maria Olívia foi considerada a melhor, sendo assim selecionada como 1ª colocada e premiada com um Programa de Intercâmbio do Instituto ideHia, em Portugal. O prêmio foi um intercâmbio profissional de 15 dias em um hospital de Portugal, oferecido pelo Instituto ideHia, que a rio-pardense deverá fazer em 2020.

Maria Olívia é farmacêutica formada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FCFRP-USP), e mestre em Ciências pela mesma instituição.  Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da FCFRP-USP, tendo como foco de sua pesquisa avaliar o impacto clínico e econômico da inserção do farmacêutico clínico na equipe de Transplante de Células-Tronco. O trabalho é desenvolvido no Centro de Pesquisa em Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica da USP, coordenado pelo Prof. Dr. Leonardo Régis Leira Pereira, em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Maria Olívia é filha de Hélio Zanetti, que durante muito tempo trabalhou na antiga revenda Comrive (Ford) em São José do Rio Pardo, e Ana Barboza Zanetti.

 

Maria Olívia durante a apresentação oral de seu trabalho, perante a mesa examinadora na cidade do Porto

Confira também

UBS Central funciona até 10 da noite para atender pacientes com sintomas de dengue

Os números da dengue continuam aumentando no município. De acordo com as informações atualizadas pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *