quarta-feira , 22 setembro 2021
Início / Meio Ambiente / Conderg assina protocolo de intenções para cuidar dos resíduos sólidos
Representantes de municípios da região com Marcos Penido, secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente

Conderg assina protocolo de intenções para cuidar dos resíduos sólidos

Representantes de municípios da região se reuniram no sábado passado, dia 31, com o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, para assinatura de um protocolo de intenções visando a implantação de ações pela melhoria do sistema de tratamento de resíduos sólidos.

A partir da assinatura, o Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) da SIMA poderá fornecer apoio técnico para o desenvolvimento de programas e projetos, com o objetivo de construir soluções para a melhora da gestão e do gerenciamento de resíduos para municípios que integram o Consórcio de Desenvolvimento da Região de Governo de São João da Boa Vista (Conderg).

O protocolo foi assinado durante plenária promovida em Aguaí, pelo consórcio sobre a regionalização da gestão de resíduos urbanos em território paulista e que contou com a participação do secretário estadual Marcos Penido. O chefe da pasta destacou a importância do trabalho, que converge com a atual agenda do Governo, que, inclusive, em 2020 resultou na revisão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS).

“Hoje é um dia histórico não apenas para a região do Conderg, mas para o Estado de São Paulo ao alcançarmos uma marca muito importante: já são mais de 280 municípios atuando conosco em uma temática que é fundamental para a sustentabilidade, que é a destinação correta dos resíduos”, destacou o secretário, detalhando ainda que mais 93 cidades, integrantes de Consórcios, seguem em tratativas com o CIRS.

Penido ainda aproveitou para enaltecer que as ações que culminarão desta parceria vão além de propósitos relacionados à questão ambiental. “Além de benefícios ao nosso meio ambiente, a gestão correta ainda é capaz de promover inclusão social, gerar emprego e renda à população”, disse, referindo-se às possibilidades de incrementar a reciclagem para fomentar regionalmente negócios sustentáveis.

Segundo o secretário estadual, tratar o assunto de forma regionalizada é não apenas necessário, mas inteligente. “Usar estruturas e tecnologias de forma conjunta pelos municípios é mais eficiente, pois cria novas oportunidades e amplia o potencial da cadeia de valor que o tema ‘resíduos sólidos’ incorpora”.

Próximos passos

A partir da assinatura, o Conderg montará um plano de trabalho contendo metas a serem atingidas, etapas ou fases de execução, entre outros. Além disso, ambos poderão realizar encontros técnicos, cursos, seminários, palestras, estudos, diagnósticos, programas de capacitação e workshops, todos para melhorar gestão e gerenciamento de resíduos na região.

Confira também

Processo seletivo para professores da rede estadual

O Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP) oferece vagas para professores efetivos da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *