quinta-feira , 18 abril 2024
Início / Brasil & Mundo / Antibióticos líquidos estão em falta nas farmácias
Imagem ilustrativa ( Revista Crescer)

Antibióticos líquidos estão em falta nas farmácias

Justificativa é que matéria prima vem da China e país está com dificuldade na exportação

O Brasil tem passado por uma fase de desabastecimento de remédios em diversas regiões do país, especialmente no que diz respeito a antibióticos. A falta de medicamentos é decorrente da ausência de matéria-prima para compor as substâncias e, também, a escassez de insumos para embalagem.

De acordo com informações da Abrafarma (Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias), quase 95% dos medicamentos no país dependem de matéria-prima que vem principalmente da China, que teve as exportações afetadas porque está mais uma vez em lockdown para conter uma nova onda de casos de Covid-19.

O jornal entrou em contato com o farmacêutico da Drogal, Ricardo da Silva Ventura, para saber se a falta de medicamentos também afetou a drogaria.

“Os antibióticos em líquido estão em falta. Estamos recebendo o genérico do metronidazol, o original não está vindo. O azitromicina líquido nós recebemos dez caixas recentemente, mas acabou rápido. A falta desse remédio líquido é no Brasil inteiro. A matéria prima deste remédio vem da China, que é a maior produtora desses princípios ativos, presentes nesse tipo de medicamento. Por conta da Covid eles estão com dificuldade na produção, está complicado conseguir a exportação da matéria prima. Por este motivo, alguns antibióticos em líquido estão em falta”, declarou.

Segundo a farmacêutica Patrícia Alves de Oliveira Pinezi, da Drogaria D´Osmar, um dos motivos da falta de azitromicina, foi sua alta demanda desde o começo da pandemia, já que era e ainda é utilizada para tratamento inicial contra a Covid-19. A drogaria precisou estocar algumas caixas do antibiótico, para que não faltasse.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que trabalha para manter a rede de saúde abastecida com todos os medicamentos ofertados pelo SUS. E que verifica junto a Anvisa, conselhos municipais e estaduais e representantes das indústrias farmacêuticas para verificar as causas e articular ações emergenciais para reduzir o desabastecimento desses medicamentos.

*Com informações do site Jornal Hoje ( G1)

Confira também

UBS Central funciona até 10 da noite para atender pacientes com sintomas de dengue

Os números da dengue continuam aumentando no município. De acordo com as informações atualizadas pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *