quinta-feira , 12 dezembro 2019
Início / Cidade / Solicitação é aprovada e a Guarda terá duas viaturas
José Fernando Folharini, secretário municipal de Segurança e Trânsito

Solicitação é aprovada e a Guarda terá duas viaturas

“É um suprimento que estávamos precisando, temos uma viatura só”, diz Folharini

Na terça-feira, dia 26, foi aprovada pela Câmara Municipal a solicitação de recursos da Secretaria de Segurança e Trânsito para aquisição de duas viaturas novas para a Guarda Civil Municipal. Gazeta procurou o secretário José Fernando Folharini para falar sobre o assunto.

“A necessidade é total. Infelizmente a cidade tem várias deficiências, não só em ferramental, mas também em material humano. Esse é um suprimento que estávamos precisando, temos uma viatura só. Estou aqui desde o dia 1º de abril de 2018 e antes disso já estavam só com uma. Temos duas motos que são do ano de 2010/2011 e já estão muito usadas, mas estamos mantendo assim. A ideia era comprar duas motos e dois veículos novos, mas o cobertor é curto, tão curto que precisamos fazer esse projeto de lei pra ser aprovado na Câmara. Agradeço aos vereadores, que sabem da nossa situação e que aprovaram esse projeto de suplementação, onde está vindo parte de uma verba da administração para completar com o pouco que nós temos pra poder adquirir as viaturas”, conta o secretário.

Segundo Folharini, o próximo passo será abrir a licitação e esperar que as empresas que fornecem os preços dos veículos compareçam para fechar o negócio. “Com duas viaturas, apesar de ser pouco, já melhora muito a parte de ronda e fiscalização. Para nós vai ser muito proveitoso ter esses dois veículos novos”, comenta.

Guarda Civil

Uma das principais funções da Guarda é fazer as rondas costumeiras para cuidar dos locais públicos, passando em praças, escolas, atendendo as Secretarias e obras. “Vamos ter que fazer um trabalho em cima da Ponte Nova, precisaremos estar lá com a guarda quando forem colocar a tubulação, vamos ter que direcionar o trânsito”, explica José Fernando.

“Nós tivemos um curso formando e capacitando a guarda, dando condições para eles estarem atuando em todos os campos que liga a segurança pública da cidade. Já tivemos vários eventos de apreensão de drogas, prisão de pessoas envolvidas com isso. O leque de atendimento da Guarda Municipal aumentou muito, dada a lei federal 13022. Mas claro que temos limitações, com relação a viaturas, até mesmo pessoas, nossa equipe é pequena. Às vezes estamos em uma ocorrência e outros ligam, mas não podemos atender porque já estamos resolvendo um problema. É uma situação chata, mas é o que temos hoje. Estamos tentando nos desenvolver mesmo dentro dessa situação, visando o melhor para a cidade. Qualquer pessoa que tiver um estabelecimento, tendo na frente um guarda passando, tem a sensação de segurança. Porque a pessoa sabe que com eles ali, dificilmente vai acontecer algo errado. Estamos colocando pelo menos dois guardas durante a parte da manhã e à tarde, para circular pelo centro da cidade. Estão indo no Vale todos os dias também, no Centro Comercial”, finaliza Folharini.

Confira também

1ª Parada de Natal teve participação de mais de 300 pessoas no dia 9

Desfile abriu a programação natalina, que permanecerá até o dia 28 Segunda-feira, dia 9, São …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *