terça-feira , 30 abril 2024
Início / Colunas / Palavra de Vida - Maria Esméria do Amaral Mesquita / Palavra de Vida 06/05/2023 – maio 2023

Palavra de Vida 06/05/2023 – maio 2023

PALAVRA DE VIDA – maio 2023

“Que o amor fraterno vos una uns aos outros, com terna afeição, estimando-vos reciprocamente.”

(Rm 12,10)

A Palavra de Vida deste mês foi extraída da riquíssima carta do Apóstolo Paulo aos Romanos. Ele apresenta a vida cristã como uma realidade em que o amor é superabundante, é um amor gratuito e sem limites, que Deus derramou em nossos corações e que, da nossa parte, nós doamos aos outros. Para tornar mais eficaz o seu significado, Paulo insere dois conceitos em uma única palavra, filostorgos, englobando duas características especiais do amor que distingue uma comunidade cristã: o amor entre amigos e o amor típico dos membros de uma família.

“Que o amor fraterno vos una uns aos outros,

com terna afeição, estimando-vos reciprocamente.

Vamos refletir de modo especial sobre o aspecto da fraternidade e da reciprocidade. Como escreve Paulo, os que pertencem à comunidade cristã se amam porque são membros uns dos outros, são irmãos que têm o amor como única dívida, alegram-se com os que se alegram, e choram com que choram, não julgam e não são motivo de escândalo.¹

A nossa existência está intimamente ligada com a dos outros, e a comunidade é o testemunho vivo do amor que Jesus trouxe à terra. É um amor exigente que chega ao ponto de cada um dar a vida pelos outros. É um amor concreto, embelezado por mil expressões, que só quer o bem do outro, a sua felicidade. Esse amor faz os irmãos atingirem sua plena realização, leva-os a competir em valorizar as qualidades uns dos outros. É um amor que está atento às necessidades de cada um e faz de tudo para não deixar ninguém para trás, que nos torna responsáveis e atuantes no âmbito de vida social e cultural, no compromisso político.

“Que o amor fraterno vos una uns aos outros,

com terna afeição, estimando-vos reciprocamente.

“Observando mais ainda as comunidades do primeiro século vemos que o amor cristão, que se estendia indistintamente a todos, tinha um nome: era chamado de filadélfia, que significa amor fraterno. Na literatura leiga da época esse termo era usado para indicar o amor entre irmãos de sangue. Não se usava nunca para indicar membros de uma mesma sociedade. Só o Novo Testamento fazia exeção.” Hoje são muitos os jovens que mostram a exigência de estabelecer “um relacionamento mais profundo, mais sincero, mais verdadeiro. E o amor recíproco dos primeiros cristãos tinha todas as qualidades do amor fraterno como, por exemplo, a força e o afeto”

“Que o amor fraterno vos una uns aos outros,

com terna afeição, estimando-vos reciprocamente.

Uma característica que distingue os participantes dessas comunidades nas quais se vive o amor mútuo é que eles não se fecham no próprio grupo, mas estão dispostos a enfrentar os desafios reais que surgem no contexto no qual eles atuam.

Na Sérvia, um amigo nosso de nacionalidade húngara, pai de três filhos, conseguiu finalmente comprar uma casinha. Mas, a um contratempo, não teve recursos econômicos nem físicos para fazer sozinho a  reforma necessária. Então a comunidade dos Focolares tomou a iniciativa de ajuda-lo, colocando em prática o projeto #daretocare (=ousar cuidar) proposto pelos jovens por um Mundo Unido.

Ele fala com entusiasmo da campanha de solidariedade que começou a apoiá-lo concretamente: “Foram muitos que vieram para me ajudar. Em três dias conseguimos reformar o teto e substituir os forros de palha e barro por gesso cartonado”. Algumas pessoas da república Tcheca também contribuíram financeiramente para as obras da reforma. Foi um gesto que mostrou o quanto a comunidade se estende, até para além das fronteiras.

………………………………………………………………………..

No Dia Primeiro de Maio tivemos uma missa, na Capela de São João Batista, em Itaiquara, às 9:00; após a missa, uma turminha de motoqueiros pediu que o sacerdote abençoasse suas motos. Convidei-os a participar da nossa confraternização. Tudo era festa!

Depois, viajei para São Paulo e aportei na casa de Esmeria, minha filha que mora na zona norte. Minhas outras quatro filhas foram até lá; foi uma reunião muito alegre. Fiquei por lá até a tarde de quarta-feira.

Passei quinta e sexta feira no bairro do Butantã, onde moram minhas quatro outras filhas e voltei para casa. Gostei muito desta semana.

Hoje, às 14:00 teremos Encontro da Palavra de Vida na Capela de Itaiquara.

Que este mês de maio, dedicado à Nossa Mãe Maria, seja copiosamente abençoado por Deus para todos nós!

Confira também

Agosto 2023

“Mulher, grande é a tua fé! Como queres, te seja feito!” Jesus se dirige para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *