quarta-feira , 17 abril 2024
Início / Regionais / Itobi realiza o terceiro ‘Orgulho Negro’

Itobi realiza o terceiro ‘Orgulho Negro’

Itobi realiza o terceiro ‘Orgulho Negro’

Evento começou sábado, dia 10, e foi realizado até a última quarta-feira, dia 14

 

Em 20 de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra no Brasil.

Foi nesse dia, em 1695, que morreu Zumbi dos Palmares, a maior e mais conhecida liderança do Quilombo dos Palmares, que  tornou-se um símbolo de luta e resistência contra a escravidão, sendo escolhido pelo movimento negro nacional para representar o Dia da Consciência Negra. A data foi estabelecida pela Lei 12.519/2011.

Em razão dessa data, foi idealizado em meados de 2016 o Evento Orgulho Negro em  Itobi, pelos educadores da cidade Ageu Carvalho Candido, Maria Cecilia Graciano e Diana Bento da Silva.

O evento é feito em parceria com a Escola Rita de Macedo Barreto e, em 2018, trouxe novidades, abordando questões Culturais e Religiosas, dos dias 10 a 14 de novembro.

No primeiro dia da Semana do Orgulho Negro 2018 houve diversas apresentações, com grupo de teatro Dandara, grupos de Rap Mafia Crew e Empodera Elas, grupo de B Boys Authentics Crew e grupo de Capoeira Filhos do Bonfim, palestras sobre a Gênese do Hip Hop, com Mario Castro Jr , Mulher Negra no mercado de trabalho, com Janaina e Pamela e Sistemas de Cotas no Brasil, com Marina Gizzi e uma oficina sobre Samba de Gafieira, com Alexandre Cardoso .

No segundo dia houve palestras sobre Hipertensão Arterial na Raça Negra, com Fabricio Neves, e panorâmica sobre Educação em Cuba, com Vivian Neves, além da exibição dos Filmes Besouro e Felicidade Por um Fio .

Dando continuidade ao evento, ocorreu um Culto Religioso no pátio da Escola no dia 12, com a ministração do grupo de rap gospel Ressurreição, de Americana, e testemunho do pastor Rogério Cantalicio sobre o Semeador, de Poços de Caldas.

Pra finalizar, ocorreu  o 3° Desfile do Orgulho Negro na Pastoral de São Sebastião , em prol da Escola , onde participaram vários alunos e moradores da cidade.

 

Confira também

UBS Central funciona até 10 da noite para atender pacientes com sintomas de dengue

Os números da dengue continuam aumentando no município. De acordo com as informações atualizadas pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *