quinta-feira , 28 março 2024
Início / Cidade / Posses e ausências de opositores- Leia o editorial do Jornal Gazeta do Rio Pardo

Posses e ausências de opositores- Leia o editorial do Jornal Gazeta do Rio Pardo

Posses e ausências de opositores

Esta primeira edição de 2019 da Gazeta do Rio Pardotraz, como não poderia deixar de ser, matérias sobre a posse de Jair Bolsonaro na presidência da República, de João Doria Junior como governador do estado de São Paulo e de Luis Henrique Artioli Tobias na Câmara Municipal de São José do Rio Pardo.

Em duas dessas posses, duas coincidências: a ausência dos deputados e senadores de oposição, especialmente os do PT, à solenidade ocorrida no Congresso Nacional para empossar Jair Bolsonaro como 38º presidente do Brasil; e a ausência dos vereadores de oposição no evento oficial rio-pardense em que Luis Henrique assumiu a presidência do Legislativo local. Essas ausências, provavelmente, antecipam as enormes dificuldades que os empossados terão pela frente no decorrer de seus mandatos.

É claro que o presidente Jair Bolsonaro – cuja posse foi simplesmente singela, capaz de tocar até muitos opositores – terá um grau de dificuldade infinitamente maior. Enfrentará pessoas raivosas, políticos “vermelhos” e sedentos de que ele fracasse, já decididos a votar contra tudo e contra todos os que representarem projetos ou propostas do capitão- presidente. O foco destes não será a nação ou o bem estar dos brasileiros, mas apenas seus interesses pessoais – gravemente feridos nas eleições de 2018, mas não banidos.

Bolsonaro terá a seu favor, porém, uma multidão maior que o apoiará. Esse apoio, no entanto, não será cego e durará enquanto ele conseguir por em prática pelo menos uma parte do que prometeu na campanha. É possível que tenha de substituir gente de sua confiança no decorrer dos meses, caso destoem de suas propostas e metas, mas isso só o tempo demonstrará.

Voltando a falar da Gazeta, ouvimos, para esta edição, não apenas gente conhecida e militante na política (como Silvio Torres e o prefeito Ernani), mas também moradores e pessoas que acompanharam a posse de Bolsonaro. Também fomos buscar, com a ajuda de um livro de autoria do empresário Eduardo Roxo Nobre, a origem de João Doria Jr. E descobrimos que sua mãe era filha de rio-pardense. Esta será, certamente, uma das matérias mais lidas do jornal por sua peculiaridade.

Não há como deixar de destacar também a ação da Guarda Comunitária rio-pardense ao apreender, no bairro Cassucci, quantidade expressiva de entorpecentes na quinta-feira, dia 3. Isso talvez já seja fruto do treinamento a que eles foram submetidos recentemente e, segundo se sabe, terá continuidade neste início de 2019. Tomara que continuem assim, até porque as polícias civil e militar, sozinhas, têm uma atuação limitada e restrita aos mecanismos que lhes estão disponíveis. Além do que, o tráfico de drogas não cessa e, para cada traficante preso, outro aparece em seu lugar e a criminalidade continua. Com apoio da Guarda, isso poderá ter, a longo prazo, ao menos alguma redução. Deus queira!

 

 

Confira também

Supermercado Dia fechará suas lojas na região

Além de São José, grupo vai fechar unidades de Casa Branca, Mococa, São João, Tambaú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *