quarta-feira , 24 abril 2024
Início / Cidade / Vacinação dos profissionais da saúde no município começa amanhã
Dr. Hamilton Torres, Paulo Boldrin e Gisele Flausino participaram da coletiva de imprensa

Vacinação dos profissionais da saúde no município começa amanhã

Cidade recebeu um lote com 880 doses da CoronaVac

A Secretaria Municipal da Saúde, em conjunto com a Vigilância Epidemiológica, promoveu uma coletiva de imprensa hoje, 21 de fevereiro, no Centro de Saúde, para noticiar oficialmente o início da vacinação contra a Covid-19 no município. A primeira fase da imunização começa amanhã, dia 22.

O primeiro lote de vacinas da CoronaVac, chegou hoje pela manhã, contendo 880 doses, que serão destinadas aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à doença.  

Paulo Boldrin, secretário municipal da saúde, Gisele Flausino, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, e o médico Hamilton Torres, participaram da coletiva e sanaram algumas dúvidas sobre o assunto.

“Nossa cidade tem 1.680 profissionais da saúde.  Acreditamos que na próxima semana já chegue um número restante de doses para completarmos a fase da primeira dose de todos os profissionais da saúde. Assim como a DRS recomenda, vamos dar prioridade essa primeira semana, aos profissionais que atuam diretamente na linha de frente. Vacinaremos os enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem do Pronto Socorro e do hospital, todos aqueles que tem contato direto com a UTI Covid, profissionais do PPA Central e Pediatria, os funcionários do Samu, motoristas, que tem contato direto com os pacientes, profissionais dos laboratórios que manipulam as amostras dos exames. Vacinaremos também o pessoal que trabalha nas residências terapêuticas, residências inclusivas, e asilos”, declarou.

Segundo o secretário, a promessa do Governo e da DRS, é de que a cidade receberá lotes semanais da vacina. No entanto, a quantidade de doses ainda é incerta.

“Hoje estamos dando o pontapé inicial para vencer a batalha, mas ainda não vencemos a guerra com relação a pandemia. Conforme nós recebermos mais aportes de vacinas, ampliaremos gradativamente a administração nesses profissionais da saúde. Vamos incluindo os setores à medida que tivermos esse aporte”, explicou Gisele.

A primeira profissional a ser vacinada foi a enfermeira Sueli, que trabalha na sala de vacinas.

Dr. Hamilton pediu paciência e confiança aos rio-pardenses. “O Brasil é o país que mais sabe aplicar vacina no mundo. Tem uma competência enorme. Peço que as pessoas confiem na vacinação. Precisaremos ter também paciência, porque o processo vai ser gradativo. Mas todos serão vacinados”, ressaltou.

Segundo Gisele, a estratégia do Ministério da Saúde será seguida, e não será aberta uma nova etapa para um segundo grupo de vacinação, enquanto o processo do primeiro grupo não for concluído.

O intervalo de administração entre a primeira e segunda dose, é de 21 dias.

“A previsão para o início da vacinação em idosos acima de 75 anos, é que comece no dia 8 de fevereiro. Mas há uma questão de matéria prima, para poder dar continuidade na produção. Até o momento, ainda não temos a certeza de que esse calendário será mantido”, encerrou.

Confira também

Supermercado Dia fechará suas lojas na região

Além de São José, grupo vai fechar unidades de Casa Branca, Mococa, São João, Tambaú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *