terça-feira , 19 novembro 2019
Início / Cidade / Unigrau lança o projeto UNIONU 2020
Projeto foi elaborado por 140 alunos do Colégio Unigrau de São José do Rio Pardo

Unigrau lança o projeto UNIONU 2020

Iniciativa envolve 140 alunos em quatro comitês, com temas atuais debatidos pela ONU

Foi lançado na noite de quarta-feira, 30 de outubro, na Fábrica de Expressão, o projeto UNIONU 2020, que deverá ser produzido até setembro do próximo ano. Elaborado por 140 alunos do Colégio Unigrau de São José do Rio Pardo, o projeto tem como tema geral “Desenvolvimento sustentável – formando consciências” e envolve estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Segundo a direção do Unigrau, trata-se de uma simulação das assembleias da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo, segundo ela, é levar o debate e a propositura de soluções para questões que afetam a vida de muitas pessoas em diversos países como, por exemplo, a fome e a segurança.

A direção da escola diz que a simulação feita na quarta-feira envolveu alunos em temáticas que foram escolhidas entre os próprios comitês organizadores, diante de assuntos relevantes que ocupam a atenção da ONU. São quatro os grupos de trabalho e dois de apoio para o desenvolvimento do projeto.

Para a coordenação do Colégio, o processo de formatação e principalmente a execução das ações da UNIONU, debate e composição dos relatórios finais, estarão por conta dos alunos. “Toda esta dinâmica terá a direção e o corpo docente como apoio, estimulador e orientador em algumas questões pontuais, mas o foco central é trabalhar a liderança e o protagonismo por parte dos jovens estudantes”, disse a professora e coordenadora Maria Paula Ocanha Jorge.

Os assuntos centrais, escolhidos pelos grupos de trabalho, são temáticas relevantes no atual cenário internacional. Assim, tornarão fontes de pesquisa, análise, escrita, debate e formulação de um documento de resolução. “Os alunos sabem que estarão fazendo uma simulação da ONU, mas que o desenvolvimento pessoal obtido a partir destas ações é totalmente real”, disse o professor Marcos De Martini.

Quatro comitês para o projeto

Comitê de segurança internacional: discutirá dois assuntos: “A ocupação e a exploração da Antártida” e “Política armamentista mundial”.

Comitê 1: os alunos deste grupo trabalharão “A fome: Uma batalha que devemos vencer”.

Comitê 2: os alunos deste grupo analisarão “A exploração dos recursos naturais: Chegamos ao limite?”.

Painel de dados: irá levantar situações reais sobre duas situações: “Poluição ambiental: O preço do desenvolvimento” e “Os impactos da tecnologia no mercado de trabalho no século XXI”,

Comitê de imprensa: responsáveis pela cobertura de todas as atividades ligadas à UNIONU e divulgação nos moldes dos principais veículos de comunicação (jornal, TV e internet).

Comitê de logística: os alunos ficarão responsáveis por toda a estrutura de funcionamento dos espaços utilizados pelas ações da UNIONU.

Desenvolvimento do Projeto

Todo o projeto da UNIONU tem como foco central o desenvolvimento e estímulo ao protagonismo e liderança dos alunos. No processo de formatação e, principalmente, na execução das ações da UNIONU, todas as ações de estudo, debate e composição dos relatórios finais estarão por conta dos alunos. Toda esta dinâmica terá a Direção e o corpo docente como apoio, estimulador e orientador em algumas questões pontuais, mas o foco central é trabalhar a liderança e o protagonismo por parte dos jovens estudantes.

Os seis assuntos centrais, escolhidos pelos grupos de trabalho, são temáticas relevantes no atual cenário internacional. Assim, tornarão fontes de pesquisa, análise, escrita, debate e formulação de um documento de resolução. Os alunos sabem que estarão fazendo uma simulação da ONU, mas que o desenvolvimento pessoal obtido a partir destas ações é totalmente real.

Confira também

Chuvas acumulam 146 mm de água e afetam abastecimento

Saerp diz que houve aumento de detritos e sedimentos nas águas do rio Pardo A …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *