sexta-feira , 19 abril 2024
Início / Cidade / Turismo pretende implantar a ‘Feira da Orla’ aos domingos
(Rodrigo Sargaço/TG)

Turismo pretende implantar a ‘Feira da Orla’ aos domingos

“Foi pensado principalmente nos jovens, porque muitos reclamam que na cidade não tem lazer aos domingos”, explica Paulo Vedovato

No dia 29 de setembro, o Comtur ( Conselho Municipal de Turismo) se reuniu remotamente, pelo Google Meet, para discutir alguns temas relacionados ao turismo na cidade. Novidades foram apresentadas buscando fomentar as visitas de turistas ao município. Luciana Germek, presidente do Comtur, e Paulo Vedovato, secretário municipal de turismo, falaram com a Gazeta do Rio Pardo sobre os principais temas abordados durante a reunião. Entre os projetos, a inclusão de taxistas e da Guarda Mirim no turismo, a criação da “Feira da Orla” e o retorno da “Feira da Terra” foram os destaques da reunião.

A presidente do Comtur abriu a reunião falando sobre cicloturismo, mencionando que vieram para o município turistas de Campinas e de cidades da região. Eles realizaram um passeio de bicicleta pelos pontos turísticos da cidade, foram até a Fazenda Fortaleza, conheceram a cachoeira Santa Helena, entre outros locais. “Eles gostaram muito de São José e irão voltar”, disse Luciana.

Inclusão da Guarda Mirim e taxistas

“Foi discutido na reunião a capacitação de taxistas, motoristas de aplicativos e os jovens da Guarda Mirim para que sejam agentes de turismo no município. Essa ideia foi da Luciana Germek, que sugeriu que façamos reuniões com eles. Se eles se interessarem, forneceremos subsídios, informações turísticas a eles, folders, materiais de divulgação do turismo e da cultura de São José do Rio Pardo, para que possam transmitir essas informações às pessoas de fora”, explicou Paulo. 

“Estamos planejando desenvolver um material para os taxistas da cidade. A ideia é fazer um guia para entregar a eles, para que eles possam dar aos visitantes. Queremos inclui-los no turismo do município”, completou Luciana.

“Tivemos uma reunião com a presidente da Guarda Mirim, a Cecília Fui junto com o Samuel Viana, membro do Comtur e do Rio Pardo 2050. Ficamos de enviar um oficio em nome do Rio Pardo 2050 e do Comtur para que possamos fazer um treinamento com o pessoal da Guarda Mirim para o turismo. Com o Rio Pardo 2050, faremos um ofício para oferecer uma capacitação na área industrial, para aprenderem a fazer layout de fábrica. Combinamos com o Gilmar Gomes Soares, que é engenheiro de produção, se eles (Guarda Mirim), aceitarem a proposta, ele fará uma palestra para treina-los sem cobrar nada”, contou Luciana.

Reestilização de escadarias

Foi proposto durante a reunião fazer de uma das escadarias da cidade um ponto turístico, dando um novo layout, decorando e arborizando o local. O possibilidade ainda está em estudo. “O Comtur está fazendo ofícios e enviará para a Secretaria de Obras, de Turismo e ao Dec, para que estudem a viabilidade de fazer essa reestilização de uma escadaria com artistas plásticos”, comentou Paulo.

Feira da Terra

“A Feira da Terra é realizada aos sábados, e é turística e cultural. A parte gastronômica e de artesanatos já voltou a funcionar. Quando ela retornou, após a liberação do Comitê de Crise, só podiam ser vendidos artesanatos, mas nessa última semana conseguimos trazer de volta os alimentos com a autorização do comitê. Porém, o serviço permitido é apenas por delivery, até o momento não foi liberado para consumir no local”, informou o secretário.

Feira da Orla

“O Cauê Lage, turismólogo, sugeriu que fosse criada uma feira nos mesmos moldes da Feira da Terra, com artesanatos, gastronomia, cultura, na orla do Rio Pardo. É um projeto, estamos começando a trabalhar nisso e ainda não é concreto. A intenção é que seja uma parceria com o DEC, seria realizada aos domingos, no período da tarde, na orla, próximo ao Recanto Euclidiano. Foi pensado principalmente nos jovens, porque muitos reclamam que aqui na cidade não tem muito lazer aos domingos. Gostaríamos de criar para ser um entretenimento a mais, e um atrativo turístico”, relatou Paulo.

Turismo na escola

De acordo com Paulo, está sendo feito um planejamento para implantar nas escolas municipais uma formação sobre o turismo no município. “Estamos querendo fazer algo parecido com o gibi que foi lançado na Semana Euclidiana, foi algo que as crianças assimilaram muito bem”, encerrou o secretário.

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *