sábado , 20 abril 2024
Início / Cidade / Semana Euclidiana mantém desfile na manhã do dia 9

Semana Euclidiana mantém desfile na manhã do dia 9

A 84ª Semana Euclidiana está com a sua programação definida. Na edição deste ano, fará alusão ao Modernismo, em especial a Semana de Arte Moderna de 1922 e prestará homenagem ao professor Márcio José Lauria, falecido neste ano. Uma vez mais, as atividades deverão contar com a participação de renomados estudiosos da obra euclidiana e da cultura nacional.

O tema da SE 2022 será “Euclides da Cunha e o Modernismo: antes e depois da Semana de Arte Moderna de 1922”.

O desfile de abertura – cuja realização chegou a ser discutida para o horário noturno, permanecerá na manhã do dia 9 de agosto. A proposta de mudança foi feita pela administração municipal, mas as escolas locais discordaram, em razão do planejamento já em andamento.

No início do ano, durante reunião do Conselho Euclidiano, também foi sugerida a mudança do desfile para o domingo – experiência que já ocorreu uma vez – mas não houve consenso, e o desfile foi mantido no dia 9, independente do dia da semana.

Programação

Após o desfile, lançamento dos Ciclos de Estudos e o espetáculo performático, a grade de programação prevê ainda uma série de atividades culturais e sociais para movimentar o tradicional evento que ocorre de 9 a 15 de agosto.

O programa esportivo fica por conta dos Jogos da Semana Euclidiana, com a participação das escolas do município.

Paralelamente aos Ciclos de Estudos Euclidianos – que contemplam estudantes rio-pardenses e outros visitantes de várias regiões, na parte cultural estão previstas exposições, apresentações teatrais, shows musicais, saraus, concertos, além do Concurso de Desenhos – que envolve principalmente as séries iniciais das escolas da cidade, com grande participação; e o Concurso Nacional de Poesia – com inscritos de várias partes do país, evento que ‘adotou’ a Semana Euclidiana, por sua relevância na difusão literária.

Haverá também bate-papos, encontro feminista, rodas de conversas sobre temas da atualidade e sobre a Semana de Arte Moderna, lançamento de livro.

Serão promovidas ainda as solenidades para outorga dos diplomas de Mérito Euclidiano, Guardião da Memória Rio-pardense e Título de Cidadão Rio-padense, na Câmara Municipal; e do Episódio Republicano, no Hotel Brasil

Ilustres presenças

Um dos atrativos culturais da programação da Semana Euclidiana será a apresentação do ator, cantor e compositor Jackson Antunes, no “Sarau: Coração Caipira”, no Recanto Euclidiano.

A Conferência Oficial será proferida pelo jornalista, tradutor e biógrafo, Jason Tércio, um especialista no estudo da vida e obra do Modernista, Mário de Andrade. Em sua apresentação, falará sobre as conexões entre Euclides e Andrade.

O encerramento, na tarde de 15 de agosto, vai contar com a presença do dramaturgo, diretor, produtor, ator e fundador do grupo teatral Teatro Oficina, José Celso Martinez Corrêa, uma sumidade da cultura nacional.

Em meados de 2002, ele deu início à apresentação de cinco peças, dramatizando o livro Os Sertões – num estilo próprio, com muita cor, música e, claro, polêmicas.

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *