Início / Cidade / Saúde explica como está o caso de Enzo

Saúde explica como está o caso de Enzo

Saúde explica como está o caso de Enzo

Márcia Biegas detalha o que ocorreu desde o contato com o pai do menino

 

O caso de um menino de nome Enzo, que faz tratamento contra uma doença grave e seu pai solicitou da Prefeitura autorização para um exame particular em hospital de Barão Geraldo, ganhou as redes sociais e polemizou. Vereadores da oposição foram à sala da secretária municipal de Saúde, Márcia Biegas, junto com outras pessoas no dia 11 de janeiro, para cobrar agilidade na liberação da autorização do exame.

Márcia explicou-lhes que seguia trâmites legais, mas que estava apoiando, sim, a demanda do pai do menino, porém faltavam algumas informações importantes para a autorização final. À Gazetaela disse que,até o momento em que ocorreu essa reunião em sua sala, a situação ia bem. Ela recordou então alguns detalhes anteriores.

“Eu recebi o pai (Sidnei)do Enzo em minha sala no dia 9, uma quarta-feira, quando ele me procurou pela primeira vez. Neste dia tive acesso ao exame que ele estava pedindo, que é um exame particular. Do dia 9 ao dia 11 nós já autorizamos esse exame, estávamos em conversa com o hospital, que fica em Barão Geraldo e que é particular, não é SUS, pra poder agendar, pra poder saber mais informações”.

Faltavam detalhes

Ela explicou, em seguida, que, no documento que o pai do menino lhe apresentou, havia apenas um orçamento e a assinatura de uma médica. Não havia detalhes do exame solicitado, como: precisaria de UTI?E o custo das diárias da internação, dos auxiliares da médica, dos medicamentos e demais exames preparatórios?

“A gestão em momento algum disse ‘não’ a esse pai, como não diríamos a qualquer outro. Até ligaram pra confirmar se o que estávamos falando era verdade. A médica (de Barão Geraldo) estava de férias e com retorno programado para o dia 16 de janeiro. Agora já tenho o custo da diária e já sei que as outras coisas eles não conseguem passar porque vai depender do andamento do procedimento, se vai precisar de UTI. Se precisar, esse é um custo não programado”.

Só falta a data

Continuando, Márcia afirmou que no dia 16 houve novo contato com o hospital e a finalização do orçamento, faltando apenas a definição da data para a realização do exame, que dependia davolta da médica. “O que depender da gestão municipal em favor do menino Enzo nós faremos, mas peço um pouco de compreensão porque lidar com o dinheiro público não é fácil. Pra quem entende de gestão pública sabe que há trâmites, regras, é preciso seguir a lei. O pessoal que esteve aqui (no dia 11) me disse: ‘Márcia, burle a lei’. Jamais irei burlar lei alguma, mesmo porque, se faço qualquer coisa errada, os primeiros a me denunciarem e criticarem são exatamente as pessoas que estavam na minha sala pedindo para fazer coisas que, para mim, eram contra a lei”.

Márcia reiterou: a Secretaria Municipal de Saúde fará tudo dentro do trâmite legal pelo menino Enzo e tudo o que cabe a ela fazer está sendo efetuado.

Márcia Biegas, secretária municipal de Saúde: procedimentos seguem os trâmites legais

Confira também

Uma em cada quatro cidades do país tem água com agrotóxico, inclusive São José

São José do Rio Pardo está incluída, além de outras 1.395 cidades, diz o Ministério ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *