sábado , 20 abril 2024
Início / Cidade / Saúde explica como está o caso de Enzo

Saúde explica como está o caso de Enzo

Saúde explica como está o caso de Enzo

Márcia Biegas detalha o que ocorreu desde o contato com o pai do menino

 

O caso de um menino de nome Enzo, que faz tratamento contra uma doença grave e seu pai solicitou da Prefeitura autorização para um exame particular em hospital de Barão Geraldo, ganhou as redes sociais e polemizou. Vereadores da oposição foram à sala da secretária municipal de Saúde, Márcia Biegas, junto com outras pessoas no dia 11 de janeiro, para cobrar agilidade na liberação da autorização do exame.

Márcia explicou-lhes que seguia trâmites legais, mas que estava apoiando, sim, a demanda do pai do menino, porém faltavam algumas informações importantes para a autorização final. À Gazetaela disse que,até o momento em que ocorreu essa reunião em sua sala, a situação ia bem. Ela recordou então alguns detalhes anteriores.

“Eu recebi o pai (Sidnei)do Enzo em minha sala no dia 9, uma quarta-feira, quando ele me procurou pela primeira vez. Neste dia tive acesso ao exame que ele estava pedindo, que é um exame particular. Do dia 9 ao dia 11 nós já autorizamos esse exame, estávamos em conversa com o hospital, que fica em Barão Geraldo e que é particular, não é SUS, pra poder agendar, pra poder saber mais informações”.

Faltavam detalhes

Ela explicou, em seguida, que, no documento que o pai do menino lhe apresentou, havia apenas um orçamento e a assinatura de uma médica. Não havia detalhes do exame solicitado, como: precisaria de UTI?E o custo das diárias da internação, dos auxiliares da médica, dos medicamentos e demais exames preparatórios?

“A gestão em momento algum disse ‘não’ a esse pai, como não diríamos a qualquer outro. Até ligaram pra confirmar se o que estávamos falando era verdade. A médica (de Barão Geraldo) estava de férias e com retorno programado para o dia 16 de janeiro. Agora já tenho o custo da diária e já sei que as outras coisas eles não conseguem passar porque vai depender do andamento do procedimento, se vai precisar de UTI. Se precisar, esse é um custo não programado”.

Só falta a data

Continuando, Márcia afirmou que no dia 16 houve novo contato com o hospital e a finalização do orçamento, faltando apenas a definição da data para a realização do exame, que dependia davolta da médica. “O que depender da gestão municipal em favor do menino Enzo nós faremos, mas peço um pouco de compreensão porque lidar com o dinheiro público não é fácil. Pra quem entende de gestão pública sabe que há trâmites, regras, é preciso seguir a lei. O pessoal que esteve aqui (no dia 11) me disse: ‘Márcia, burle a lei’. Jamais irei burlar lei alguma, mesmo porque, se faço qualquer coisa errada, os primeiros a me denunciarem e criticarem são exatamente as pessoas que estavam na minha sala pedindo para fazer coisas que, para mim, eram contra a lei”.

Márcia reiterou: a Secretaria Municipal de Saúde fará tudo dentro do trâmite legal pelo menino Enzo e tudo o que cabe a ela fazer está sendo efetuado.

Márcia Biegas, secretária municipal de Saúde: procedimentos seguem os trâmites legais

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *