São José volta a atrair consumidores da região
A fama de que o comércio de São José do Rio Pardo é forte e atrai consumidores de toda a região, arrefecida nos últimos anos em decorrência da crise econômica nacional, está voltando. Enquanto no estado de São Paulo as vendas, no período natalino de 13 a 20 de dezembro de 2018, tiveram um crescimento médio de 3,8% (segundo dados da Fecomércio) em relação a igual período de 2017, São José do Rio Pardo superou este percentual, que pode ter chegado a 9%. Houve empresários que asseguraram ter tido um resultado positivo 15% superior ao mesmo período do ano anterior, segundo informações passadas ao jornal porIzonelTozini, presidente do Sincopar, nesta sexta-feira, 11 de janeiro.
Tozini explica que esses números, inclusive os do estado, ainda são preliminares, mas refletem a expectativa positiva que já vinha tomando conta dos comerciantes antes mesmo do Natal. A Fecomércio espera divulgar um balanço completo e oficial daqui dois meses, mas o presidente do Sincopar não tem dúvidas: “São José do Rio Pardo voltou a ser a cidade de comércio forte na região, tendo atraído, inclusive, compradores de muitas cidades ao redor, fato que era constatado até pelas chapas dos carros que aqui estavam em dezembro”.
A Fecomércio já tem, no entanto, o resultado do índice de confiança dos comerciantes e consumidores na economia nacional, que ela pesquisou nas últimas semanas, após a posse do novo governo federal. Segundo Tozini, já havia uma melhora a partir do quarto bimestre de 2018 neste sentido, após longo período de pessimismo, e hoje esse índice está em 5.1% positivo, considerado “otimismo sustentável”. A Fecomércio levou em conta a taxa de juros Celic (menor nível histórico), a intenção de consumo dos brasileiros, a equipe econômica do governo etc.
Voltando a falar do comércio rio-pardense, Tozini tem uma proposta a fazer aos comerciantes locais: intensificar a divulgação do que São José do Rio Pardo tem a oferecer aos consumidores de toda a região.