quinta-feira , 25 abril 2024
Início / Cidade / São José receberá repasses para obras do MIT
São José do Rio Pardo

São José receberá repasses para obras do MIT

Com os recursos, município poderá executar projetos de melhorias da infraestrutura turística

Após um ano em compasso de espera, a Secretaria de Turismo e Viagens foi autorizada a celebrar convênios para repassar recursos aos 140 Municípios de Interesse Turístico (MITs).

Com a autorização, a Secretaria de Turismo e Viagens, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), formalizará os convênios e dará início ao processo de liberação dos recursos a serem empregados em obras de infraestrutura e melhorias.

Quando da criação do programa, proposta inicial era de repasse anual no valor de R$ 600 mil, entretanto, a projeção foi revista e serão destinados R$ 360 mil para cada município integrante do grupo.

Contemplados

Na nossa região, além de São José do Rio Pardo também serão contempladas as cidades de Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal, São João da Boa Vista e Tambaú.

Conforme propostas do Comtur, no ano passado foram apresentados na Secretaria Estadual de Turismo alguns projetos a serem executados com os recursos do MIT: instalação de totens informativos sobre prédios e espaços públicos; construção de um deck contemplativo na orla do rio; construção de uma estátua de Euclides da Cunha em tamanho natural; e implantação de sinalização turística vertical da cidade.

Os projetos aguardavam por aprovação do Conselho de Orientação e Controle, responsável pelo encaminhamento para liberação dos recursos, mas os processos permaneceram parados por conta da pandemia.

De acordo com Mauro Amaral, as propostas serão discutidas novamente na próxima reunião do Comtur, dia 1º de junho. Na oportunidade, o colegiado deve deliberar sobre a prioridades dos projetos e também sobre sugestões a serem apresentadas pela administração.  

São José do Rio Pardo se tornou MIT em 2018, por sugestão do então deputado federal Silvio Torres, o qual solicitou ao deputado Barros Munhoz que incluísse o município na lei de criação do programa. A aprovação ocorreu do em 10 de abril daquele ano, em votação na Assembleia Legislativa.

Confira também

Supermercado Dia fechará suas lojas na região

Além de São José, grupo vai fechar unidades de Casa Branca, Mococa, São João, Tambaú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *