quinta-feira , 25 abril 2024
Início / Cidade / Resumo da fundação de São José do Rio Pardo

Resumo da fundação de São José do Rio Pardo

Aluna:Luísa Torres Biaco

 

Resumo da fundação de São José do Rio Pardo

 

Era uma região de solo rico e fértil. Atraídos pela possibilidade de grandes negócios, muitos produtores de café vieram de longe para se instalar na próspera cidadezinha do interior paulista.

E quem veio não se arrependeu. Era século 19 e a atividade cafeeira proporcionou o aparecimento de um grupo de agricultores muito ricos e influentes: os barões do café. Nessa época, o Brasil ainda era colônia de Portugal e a mão de obra utilizada era a escrava.

Em 1865, exatamente no dia 4 de abril, o coronel Antonio Marçal Nogueira de Barros reuniu alguns fazendeiros com o objetivo de traçar os planos para construir a primeira Capela.

A fundação de São José do Rio Pardo foi no dia 4 de abrilde 1865. Mas as comemorações são realizadas em 19 de março, dia do santo padroeiro e da celebração da primeira missa.

Com o passar dos anos e a chegada de imigrantes, principalmente dos italianos, no início do Século XX, São José do Rio Pardo foi se consolidando como uma cidade próspera e de grande valor cultural e histórico.(Fonte: Gazeta do Rio Pardo)

 

 

Confira também

Supermercado Dia fechará suas lojas na região

Além de São José, grupo vai fechar unidades de Casa Branca, Mococa, São João, Tambaú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *