sexta-feira , 23 outubro 2020
Início / Agricultura / Queimadas e calor excessivo reduzem fornecimento de água no subsolo rural
Imagem ilustrativa

Queimadas e calor excessivo reduzem fornecimento de água no subsolo rural

Resultado, segundo a Casa da Agricultura, é que a própria sobrevivência do produtor rural está comprometida

A Casa da Agricultura de São José do Rio Pardo está emitindo um alerta de redução drástica de água potável em toda a área rural do município. Com as queimadas deste ano e de anos anteriores, o calor forte das últimas semanas, o desmatamento e a falta de chuvas mais constantes e espaçadas, a água no subsolo vem diminuindo ano após ano, colocando em risco a própria sobrevivência do produtor rural.

“Nos últimos tempos, talvez de 10 anos para cá, a quantidade de chuva que cai é praticamente a mesma durante todos os anos. Mas ela está se concentrando em períodos curtos de tempo. Por conta do desmatamento, das queimadas, a capacidade de retenção de água no solo vai se reduzindo e aí começa o prejuízo para o produtor rural porque inviabiliza morar na roça. Sem água, que fazer? Ficar atrás de um caminhão pipa para sua residência?”, indaga Rodrigo Vieira de Morais, zootecnista e técnico da Casa da Agricultura.

Segundo ele, quem mora na cidade tem a água tratada do rio Pardo, ao passo que na área rural isso não ocorre, sendo os sitiantes e fazendeiros abastecidos, na maioria das vezes, por água de mina ou poço artesiano. “Essa água de mina, potável, não é tratada e tem de ser uma água de excelente qualidade, mas está reduzindo em toda a zona rural”, observou Rodrigo.

Ele lamenta que, no momento, não haja qualquer política pública do governo federal, do estadual ou do municipal para reverter esse quadro. “Ou seja, não há incentivo ou auxílio, nem fornecimento de mudas ou outro tipo de ajuda. Não existe. O produtor rural de Rio Pardo está praticamente sozinho”, condenou.


Rodrigo Vieira de Morais, da Casa da Agricultura: água de mina em zona rural está diminuindo pela ação do calor

Confira também

Confira o que os candidatos a prefeito já disseram nos programas de rádio

Jornal traz a síntese das propostas e promessas já feitas pelos quatro candidatos rio-pardenses Os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *