sábado , 20 abril 2024
Início / Cidade / Oito dicas no Dia Nacional contra o câncer

Oito dicas no Dia Nacional contra o câncer

Oito dicas no Dia Nacional contra o câncer

Oncologista Felipe Ades fez recomendações que podem ajuda na prevenção à doença

 

Neste sábado, 4 de agosto, é celebrado o Dia Nacional da Campanha Educativa de Combate ao Câncer e o Instituto Quimioterapia e Beleza (SP) levanta importantes questões relacionadas à prevenção da doença, como por exemplo, os bons hábitos. “Sabemos que existem diversos aspectos que contribuem para o câncer, porém, hábitos saudáveis podem sim fazer a diferença em vários casos”, diz Flávia Flores, fundadora e superintendente do IQeB. O Instituto reforça a prevenção em 8 dicas, pelo oncologista conselheiro e diretor do Instituto, Dr. Felipe Ades:

  1. Conheça o seu corpo – O diagnóstico precoce pode sim salvar a sua vida, fique ligada nos sinais!

Não esqueça de fazer os exames de mamografia regularmente a partir dos 40 anos! O câncer de mama tem 90% de chances de cura se diagnosticado precocemente.

  1. Vá ao médico periodicamente. Só ele poderá fazer o diagnóstico.

As mulheres devem realizar exame preventivo ginecológico (papanicolau) a partir dos 21 anos a cada 2 a 3 anos (se tudo estiver normal) e mamografia uma vez por ano a partir dos 40 anos. A partir dos 50 anos, homens e mulheres devem fazer exames de rastreamento para o câncer de intestino. Os homens entre 50 e 70 anos devem conversar com seus médicos sobre os riscos e benefícios do rastreamento do câncer de próstata. 90% das mulheres com câncer de mama não têm histórico familiar – quem tem histórico familiar deve redobrar os cuidados!

  1. Controle de peso e alimentação saudável diminuem significante o risco de câncer feminino – portanto exercite-se!

Faça exercícios por pelo menos 30 minutos todos os dias. Troque o elevador pelas escadas, leve o cachorro para passear, cuide do jardim, varra a casa, caminhe, dance. Evite o consumo excessivo de carne vermelha, sal e açúcar, faça pequenas refeições ao longo do dia, mastigue bem e lentamente.
Tenha uma alimentação rica em hortaliças, frutas, cereais e grãos integrais.

  1. Não fume

O cigarro libera no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas, inaladas por fumantes e não fumantes.

  1. Cuidado com o sol

Evite a exposição ao sol principalmente no horário das 10h às 16 horas. Use chapéu e protetor solar, inclusive nos lábios.

  1. Cuide do seu sorriso

Cuidar do seu sorriso é cuidar da mente, do corpo e da saúde. Realize diariamente a higiene bucal – Capriche na escovação dos dentes, língua e gengivas, e não deixe de consultar o dentista regularmente

  1. Amamente

O aleitamento materno é a primeira alimentação saudável. A amamentação exclusiva até os seis meses de vida protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil ​

  1. Evite bebidas alcoólicas

A ingestão excessiva de bebidas alcoólicas está ligada a um risco maior de câncer de mama, prejudica a memória e aumenta a incidência de doenças hepáticas.

 

Sobre o Instituto Quimioterapia e Beleza:

O Instituto Quimioterapia e Beleza nasceu após o forte engajamento e inspirador trabalho nas redes sociais da escritora e blogueira Flávia Flores, que levou conforto, bem estar e cuidados com a beleza das mulheres diagnosticadas com câncer. O Instituto tem como missão fortalecer mulheres que estão enfrentando a doença, usando a beleza como uma das ferramentas de superação. Faz parte das iniciativas da Quimioterapia e Beleza apoiar as famílias das pacientes, disseminar e desmistificar informações relacionadas ao câncer, abordar prevenção, beleza, sexualidade e relacionamento familiar, além de promover o engajamento de pessoas e organizações pela mesma causa.

 

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *