sexta-feira , 14 agosto 2020
Início / Cidade / Minivacas podem produzir até 12 litros de leite por dia
Dóceis, as minivacas são mais fáceis de lidar que as vacas comuns

Minivacas podem produzir até 12 litros de leite por dia

Proprietário do Sítio Sertão Grande vendeu 16 vacas comuns, comprou 3 minivacas e não se arrepende

No Sítio Sertão Grande, situado no meio do conjunto de chácaras localizadas no Chico Capuano, perto do bairro Carlos Cassucci, o casal Luis Henrique Mantovani (63 anos) e Eidy de Souza (40 anos) tem uma atração que chama a atenção de todos que passam ao lado da propriedade: minivacas.

São apenas três vaquinhas, mas não há como não parar ao lado da cerca que faz divisa da propriedade com a estrada, para observá-las. Uma delas, inclusive, está para ter um bezerrinho por esses dias.

Luis Henrique conta que, antes de adquirir as minivacas, tinha vacas normais, chegando a ter 16 cabeças para uma área de apenas 3 mil metros quadrados. O espaço pequeno demandava um trato alimentar em curral que ficava caro para mantê-las, pois apenas a pastagem natural não era suficiente.

Foi então que Luis decidiu vender todo o gado e comprar a primeira minivaca. Gostou tanto que, pouco tempo depois, comprou a segunda e a terceira, gastando no total R$ 6 mil. Elas têm, respectivamente, 5 anos, 2 anos e 1 ano de vida. Eidy diz que eles não pagaram caro porque os animais foram comprados de pessoas conhecidas e por preços relativamente inferiores aos praticados nesse tipo exótico de mercado.

“Dizem que as vaquinhas desse porte valem bem mais, dependendo da raça e da condição em que elas estejam”, comenta o casal, acrescentando que elas são extremamente dóceis e fáceis de lidar. “Comem alimentação igual às vacas normais: capim picado, quirela de milho e sal proteinado”, acrescenta Luis.

Produção de leite

Há minivacas que dão de 10 a 12 litros de leite por dia, mas isso geralmente ocorre quando elas têm bezerros novos e a produção do leite aumenta. Isso está para ocorrer com a minivaca maior dentre as três, que já é de um porte mais alto que as outras duas e está para parir mais um integrante da família.

Luis e Eidy, porém, estavam preocupados, no dia da reportagem, com uma das vaquinhas menores, que passou recentemente por uma delicada cirurgia por conta de uma doença e levou mais de 300 pontos. Ela estava sem comer e só tomava água, causando apreensão no casal.

No tocante a vacinas, Luis diz que elas necessitam dos mesmos cuidados que as vacas comuns, principalmente contra a aftosa, e esse detalhe nunca é esquecido por ele.

Perguntado se ele as está criando para vender, respondeu: “Há muitos que já se ofereceram para comprar uma ou outra, inclusive pagando bem mais do que eu paguei, mas a intenção é aumentar o número delas. A gente pega amor nesses bichinhos”, concluiu.


Luis Henrique Mantovani e suas minivacas

Por: Eduardo Eron

Confira também

João Doria testa positivo para a Covid-19

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta quarta-feira (12) que testou positivo para a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *