terça-feira , 19 novembro 2019
Início / Cidade / Itaiquara demite 100; Sindicato e MP acompanham
A Usina Itaiquara foi fundada em 1909 e, no auge de seu funcionamento, empregou 1700 pessoas

Itaiquara demite 100; Sindicato e MP acompanham

José Rovilson, do Sindicato dos funcionários, diz que as demissões são para dar fôlego à Usina

Cerca de 90 trabalhadores rurais da Usina Itaiquara, em Tapiratiba, foram demitidos quarta-feira, dia 9. Além deles, outros 10 funcionários do setor administrativo estariam na mesma situação.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapiratiba, que representa os trabalhadores rurais da Usina, informou à imprensa que o Ministério Público do trabalho foi acionado para acompanhar o caso.

“Já estamos tomando as medidas cabíveis em relação a isso. Vamos ficar atentos para que a empresa cumpra as lei e pague as rescisões em até 10 dias”, diz o presidente do Sindicato ,José Rovilson. Ainda de acordo com ele, dois advogados estão dando assistência aos funcionários demitidos.

Segundo Rovilson, a difícil situação financeira da empresa há tempos é conhecida no município. “A gente acredita que essas demissões aconteceram para dar fôlego para a usina. A gente espera que tudo se ajeite, porque a Itaiquara é o coração de Tapiratiba”, concluiu.

Recentemente a empresa fechou a unidade da confeitaria na cidade de Guaxupé, mas está mantendo, até agora, a de São José do Rio Pardo, instalada em frente a Praça do Mercado.

O jornal tentou contato com a direção da Usina na quinta-feira, mas a pessoa que atendeu ao telefonema alegou não poder falar sobre o assunto e disse ainda que não havia ninguém da diretoria da empresa para falar das demissões.

Fundada em 1909

A Usina Itaiquara foi fundada em 1909 por João Baptista de Lima Figueiredo, que encomendou de John McNeil & Co em Glasgow, na Escócia, uma usina de açúcar completa, fazendo parte do contrato de compra a vinda de um engenheiro para montá-la e operá-la durante um ano.

A usina foi construída na antiga fazenda Bica de Pedra, que mudou de nome por sugestão de Theodoro Sampaio, amigo do então proprietário Joaquim Augusto Ribeiro do Valle e construtor da estrada de ferro ligando Guaxupé a São José do Rio Pardo. Ele deu nome à estação que ficava na fazenda.

O nome ITAIQUARA (ITA= pedra; I= água corrente e QUARA= oco – um oco por onde a água corre, ou “Bica de Pedra” em Tupi). A Usina chegou a empregar cerca de 1.700 pessoas no auge de seu funcionamento, mas as sucessivas crises financeiras do setor de produção de açúcar no Brasil afetaram-na bastante nas últimas décadas.

As demissões ocorridas nesta semana fazem parte de um programa de readequação para manter a empresa funcionando, segundo as informações.

Confira também

Chuvas acumulam 146 mm de água e afetam abastecimento

Saerp diz que houve aumento de detritos e sedimentos nas águas do rio Pardo A …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *