domingo , 18 agosto 2019
Início / Cidade / Imagem de Santo Antônio teve a cabeça descolada
Cabeça da imagem foi descolada

Imagem de Santo Antônio teve a cabeça descolada

Estátua já havia sido quebrada acidentalmente uma vez e teve a cabeça colada

Desde quarta-feira, dia 7 de agosto, os rio-pardenses mostraram preocupação e solidariedade com a imagem de Santo Antônio, localizada em frente a paróquia de mesmo nome, que teve a cabeça descolada. As informações iniciais que circularam nas redes sociais e pela comunidade, foram de que a estátua teria sofrido vandalismo durante a noite. 

A Gazeta procurou o padre Carlos Henrique, pároco da igreja de Santo Antônio, para esclarecer o que realmente aconteceu. 

Quebrada pela primeira vez

“Na quarta-feira de manhã fiquei sabendo que haviam quebrado a imagem, aquela coisa toda. O pessoal estava ali olhando, deu uma grande repercussão na cidade, até a EPTV entrou em contato comigo. Todos ficaram muito comovidos pensando ser um ato de vandalismo. Mas conversei com o pessoal da paróquia, e me disseram que quando o padre Flávio trouxe essa imagem para colocar em frente à igreja, foram tira-la do caminhão e acabou quebrando a cabeça. Depois eles colaram, ela foi restaurada e ficou ali”, conta o padre Carlos.

Pintura e lavagem

 “Agora em maio, para a festa de Santo Antônio eu pedi para restaurar a imagem, a pintura estava descascando porque fica debaixo de sol e chuva. A senhora que restaurou para mim pediu para que mandassem lavar. Nós arrumamos uma vap, demos uma boa lavada, estava até com um pouco de lodo por causa do tempo, então fizemos essa limpeza. Eu acredito que não tenha sido vandalismo, porque ontem eu subi lá para analisar a imagem, e parece que com essa história de já ter sido quebrada e colada, de ter lavado e pintado novamente, das condições de exposição no tempo, acredito que a cola que foi usada possa ter dilatado, e eu acho que a cabeça caiu sozinha” declara.

Sem marcas de vandalismo

“Não tem marca nenhuma na imagem, simplesmente a cabeça dá a entender que saiu justamente onde foi colado, porque a imagem do menino Jesus que acompanha, está perfeita, a mão dele, a cabeça.  Se fosse vandalismo, alguém que quisesse destruir a imagem, teria marcas, talvez quebrado outras partes, mas estão intactas. Eu acho que ela simplesmente descolou e caiu”, prossegue.

Despedaçada

De acordo com o padre Carlos, a cabeça foi partida em vários pedaços, sem chance de restauração. “A pessoa que trouxe essa imagem pela primeira vez já entrou em contato comigo, e já estão se organizando para fazer uma nova cabeça. É uma imagem muito bonita e representativa, ela marca o bairro Santo Antônio. Nossa igreja é uma das mais antigas da cidade, e o pessoal tem um grande amor por ela”, encerra.

Padre Carlos Henrique, pároco da igreja Santo Antônio
Imagem de Santo Antônio fica localizada em frente à igreja

Por Júlia Sartori

Confira também

Policiais visitam escola rural que ainda não tem o Proerd

Sargento Renato e cabo Marta conversaram com as crianças da fazenda Santa Amélia sobre drogas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *