quinta-feira , 28 março 2024
Início / Cidade / Fundo Social vende os produtos feitos nas oficinas de artesanato
Os dois bazares do Fundo Social de Solidariedade no Mercado Cultural funcionam diariamente, das 9 horas às 16 horas

Fundo Social vende os produtos feitos nas oficinas de artesanato

Há roupas, tapetes, toalhas, pano de prato e outros produtos, inclusive natalinos

O Fundo Social de Solidariedade está com dois bazares abertos à visitação do público, sendo que um deles é dos produtos feitos pelos participantes das oficinas artesanais disponibilizadas gratuitamente aos interessados. E novas oficinas estão sendo programadas já para o ano de 2020, gerando aprendizado e até renda aos participantes. 

Ana Lúcia Dias de Souza Sernaglia, presidente do Fundo Social de Solidariedade, disse que as oficinas artesanais são as desenvolvidas no Mercado Cultural, onde está hoje sediado o Fundo. São vários tipos de artesanato: crochê, pintura, bordado e decupagem e até mesmo enfeites natalinos.

As oficinas acontecem às terças e quintas-feiras, das 9 horas às 11 horas, e depois das 14 horas às 16 horas. “E a técnica que a pessoa se interessar em aprender, é só vir até aqui, fazer a inscrição e nós providenciamos os professores e o material”, assegurou ela. “É totalmente gratuito, tanto as oficinas ou as aulas, assim como o material também”.

Bazar do Fundo

Ana Lúcia explica que a pessoa inscrita produzirá o artesanato que tiver preferência e depois aquilo que ela produzir ficará para o Bazar de Artesanato do Fundo Social. “É uma maneira de a pessoa aprender ou desenvolver uma habilidade e, ao mesmo tempo, ajudar o Fundo Social”, lembrou.

Dentre os que participam das oficinas, a maioria são mulheres já idosas. Ana Lúcia observa, contudo, que há também jovens participando e até mesmo algumas crianças interessadas em aprender as técnicas ensinadas pelos professores.

Como mencionado antes, atualmente há dois bazares no Fundo Social com peças à venda: o Bazar do Artesanato e o Bazar da Solidariedade (roupas e calçados usados). Os produtos, mesmo os usados, estão em bom estado e os preços são bem acessíveis ao bolso dos consumidores.

“São calças, camisas, vestidos a 1 real e a 2 reais. Tem gente comprando vestido aqui para festa por 2 reais”, assegurou Ana Lúcia.

A exposição dessas peças para venda foi iniciada há poucos dias e demonstra, para Ana Lúcia, a aceitação que tal iniciativa encontrou na comunidade, mesmo sem divulgação.

Até o dia 30

As oficinas de artesanato e o bazar com as peças já produzidas ficarão no Mercado Cultural até o dia 30 de dezembro (segunda-feira). Em janeiro as oficinas voltam, mas ainda não está definido o endereço. O Fundo Social deverá divulgar isso até o final da próxima semana.

“Nós pensamos no bazar como uma forma de as pessoas que participam das oficinas poderem comercializar os produtos que elas desenvolvem. Aqui já houve venda de tapetes, toalhas, panos de prato. Então, o que está sendo produzido já está sendo comercializado. Com isso, além de desenvolver uma habilidade, as oficinas geram uma renda familiar para os participantes”, concluiu Ana Lúcia.

Os dois bazares do Fundo Social de Solidariedade no Mercado Cultural funcionam diariamente, das 9 horas às 16 horas. Na próxima semana, porém, eles estarão abertos ao público também no período noturno.


Ana Lúcia e integrantes das oficinas que estão ocorrendo no Fundo Social

Roupas produzidas nas oficinas e colocadas à venda no Mercado Cultural

Confira também

UBS Central funciona até 10 da noite para atender pacientes com sintomas de dengue

Os números da dengue continuam aumentando no município. De acordo com as informações atualizadas pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *