quarta-feira , 13 novembro 2019
Início / Cidade / Devastação do meio ambiente coincidiu com o tema da S.E
O desfile da S.E. focou no alerta de Euclides sobre o meio ambiente e coincidiu com as queimadas em vários lugares do Brasil

Devastação do meio ambiente coincidiu com o tema da S.E

Comparação é de Ana Paula Lacerda, diretora de cultura, ao analisar a Semana Euclidiana 2019

“O que mais marcou essa Semana Euclidiana que terminou agora foi o tema relacionado ao meio ambiente, que era o que Euclides abordava. Tantas coisas estão sendo discutidas atualmente sobre a devastação do meio ambiente no Brasil e no mundo. Coincidiu perfeitamente”.

As frases são de Ana Paula Lacerda, diretoria municipal de cultura e da Casa Euclidiana de São José do Rio Pardo, ao ser questionada esta semana pelo jornal sobre o ponto alto da S.E. 2019. Ela também assegurou que já houve reunião com os professores do ciclo de estudos e diversas sugestões de temas para o próximo ano já foram feitas, devendo ser em breve divulgadas.

A diretora citou alguns pontos marcantes da 81ª S.E. e da importância que a cultura tem para a sociedade rio-pardense: “Foi uma Semana tranquila, porém com muitas atividades para toda a família. Iniciamos com o desfile, que esse ano começou mais cedo e teve um resultado muito positivo, tanto para nós da organização como para a própria população. O retorno que nós tivemos foi muito bom, as pessoas conseguiram participar melhor do desfile, não tivemos tantos ‘buracos’, foi contínuo. Ficamos muito felizes com essa situação nova”.

Personalidade

“Cada Semana Euclidiana é uma surpresa. Me perguntaram qual era a novidade do evento, mas não tinha como falar qual foi, porque a Semana Euclidiana tem uma personalidade própria. Todas elas, nesses 81 anos de história, tem algo novo que marca (…). Tenho certeza que a passagem de muitos alunos e ouvintes por aqui fez com que eles saíssem com outra visão. Aqui nós formamos cidadãos conscientes”, comentou.

Ciclo de estudos

“O ciclo de estudos foi um sucesso, na verdade sempre é. Os alunos sempre falam que entram de uma forma e saem de outra. Temos alunos que começam a participar do 5º ano, e continuam, se formam na Semana Euclidiana”, afirma Ana.

FLIRP

“A FLIRP foi a segunda vez que realizamos, e é claro que sabemos que precisamos ajustar muitas coisas, mas estamos só começando a plantar a sementinha e acredito que ela vá florescer”, previu.

Cultura

“A cultura no geral, não apenas a Semana Euclidiana, mas como um todo, o importante nela é que as pessoas se envolvam. Muitas têm a visão de cultura como algo distante da realidade delas, e não é. A cultura faz parte da própria formação do indivíduo como cidadão. Quando realizamos qualquer evento, queremos agregar toda a população. Deu para perceber que tivemos isso com a participação do pessoal. Abrimos portas para que as pessoas mostrassem seus talentos e trabalhos na cidade”, continuou.

“O Brasil tem uma cultura muito feia de reclamar sobre o que o governo dá para a cultura, educação ou saúde. A população deve estudar melhor e saber o que cobrar e como. Se tem uma verba destinada a algum projeto ou alguma Secretaria, aquela verba é para isso. Não adianta querer desviar para outro lugar. São José tem um patamar elevado de cultura em comparação com outras cidades vizinhas. Temos o Conservatório de Tatuí, Fábrica de Expressão, Projeto Guri. Somos privilegiados nesse quesito”.

Patrocínio

“Se não tivéssemos parceiros e pessoas que acreditassem no nosso trabalho, a Semana não aconteceria. Tivemos muitos parceiros esse ano que foram fundamentais, seja com ajuda financeira ou com qualquer outra forma de colaboração”.

Próxima S.E.

 “Mesmo antes de terminar a Semana Euclidiana os trabalhos para a próxima já começaram. Nos reunimos com os professores do ciclo de estudos e já tivemos diversas sugestões de temas, que logo estaremos divulgando. Já estamos sonhando com a próxima, desenhando. Temos projetos para seguir todo um calendário no decorrer do ano, e aproximar as pessoas da cultura”, encerrou Ana Paula.

Confira também

Escolas municipais vão receber equipamentos doados pelo SESI

Impressoras, notebooks, monitores, cadeiras, mesas e outros itens serão entregues a elas A Secretaria Municipal …

1 Comentário

  1. Sílvia Regina Madi Pinheiro Alves

    Euclides sempre atual! Semana Euclidiana sempre maravilhosa, trazendo Educação com consciência para nossos jovens estudantes brasileiros, cuidando do nosso futuro com amor e responsabilidade.
    Parabéns ao organizadores!
    Parabéns à Gazeta pela matéria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *