domingo , 22 setembro 2019
Início / Cidade / Curso forma 21 novos bombeiros civis em Rio Pardo
Os novos bombeiros civis passaram por treinamento e receberam certificados

Curso forma 21 novos bombeiros civis em Rio Pardo

Em São José do Rio Pardo, no último domingo, dia 24, foram formados mais 21 bombeiros civis. Os profissionais passaram por treinamento e estágio durante 1 ano, período em que aprendem técnicas de primeiros socorros, proteção e combate a incêndio, salvamentos, entre outras, que propiciam melhor sensação de segurança aos frequentadores dos locais em que estejam.

As atividades foram realizadas pela escola Rioprev (credenciada pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo), com instruções do bombeiro militar Eduardo Souza e Silva e coordenação do técnico em segurança do trabalho e bombeiro civil Marcos Biegas. Após o período de treinamento, os alunos estão aptos para atuarem na profissão de bombeiro profissional civil, em diversas áreas de prevenção e suporte à vida e ao meio ambiente.

Atividades

A presença de bombeiros civis em estabelecimentos com grande aglomeração e circulação de pessoas, casas de shows e eventos, é uma exigência regulamentada por lei federal e estadual. A medida ganhou mais adesão e notoriedade a partir de acontecimentos fatídicos como a tragédia ocorrida na boate Kiss, em Santa Maria (RS), em 2013.

Além de atuarem no combate aos incêndios, os bombeiros fazem a vistoria constante de extintores e outros equipamentos preventivos para se certificarem de que tudo está funcionando. Os profissionais também auxiliam no uso correto dos equipamentos em caso de emergência, e atuam de forma preventiva, analisando todos os riscos existentes nos estabelecimentos e notificando os setores competentes sobre as eventuais irregularidades encontradas.

Aos poucos os municípios vão se adequando a esta nova necessidade e preparando profissionais para atuarem na área.

Além de seguirem os preceitos do Código de Ética Profissional, após formados, os bombeiros civis devem manter constante atualização de seus cadastros e registros junto ao Estado onde atuam.

Confira também

Seis alunos rio-pardenses estão entre os semifinalistas da EPTV

Projeto EPTV na Escola tem como tema para as redações deste ano, as fake news …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *