quarta-feira , 24 abril 2024
Início / Cidade / Covid-19: Região poderá avançar para a fase verde do Plano SP

Covid-19: Região poderá avançar para a fase verde do Plano SP

Segundo a secretária municipal da saúde, cidade permanece em fase de controle

No dia 2 de outubro, sexta-feira, a secretária municipal da saúde, Juliana Flausino, e a secretária municipal da educação, Kátia Alencar, foram entrevistadas pelo repórter Luis Fernando Benedito, na rádio Difusora, durante o ‘Jornal do Meio Dia’, que tem sido exibido diariamente desde o início da pandemia. A Gazeta do Rio Pardo produziu duas matérias, abordando separadamente os dois temas: saúde e educação.

Juliana Flausino fez um balanço semanal da situação do coronavírus na cidade, e mencionou a possibilidade da região progredir para a fase verde na próxima semana.

 “Essa semana continuamos com a diminuição dos casos ativos na cidade. Estamos entre 45 ou 50 casos positivos ativos, mas ainda estamos tendo resultados positivos. Ainda consideramos que estamos em uma fase de controle, e não de estabilidade. Temos 11 internações, dois estão na UTI, na faixa etária de 50 a 60 anos. Mas também temos uma pessoa de 37 anos internada. É um momento de prudência”, disse.

“Enquanto não tivermos menos que 20 casos ativos, nos manteremos em uma situação de risco. Cada 50 pessoas, podem contaminar mais três, fora os casos que talvez nem estejam chegando para nós. Além da subnotificação, com esses 50 casos, consideramos o risco de contaminação alto”, afirmou.

“A Santa Casa conseguiu restabelecer uma retaguarda que hoje nos dá um conforto de trabalho, mas é algo limitado. Temos cinco leitos de UTI, duas pessoas internadas lá, uma com 55 anos, não são só os idosos que estão precisando de internação. Com a manutenção desses leitos, temos que continuar segurando outras possibilidades. Não conseguimos liberar dentro da Santa Casa cirurgias, porque é um risco, com isso podemos diminuir os leitos da UTI. Para manter os leitos da enfermaria para covid, outros leitos tiveram que ser desativados. Temos uma retaguarda, mas se não precisarmos usar a nível de saúde é melhor. Porque aí continuaremos mantendo os outros serviços que já eram prestados”, explicou.

Mudança para fase verde

“Dia 9 de outubro vamos ter passado pelo período de 28 dias que foi determinado pelo Plano SP, e será feita uma nova avaliação para uma possível flexibilização. Acredito que exista sim a possibilidade de progredirmos para a fase verde. Mas devemos deixar pontuado que a fase verde não é de liberação. Ela continua sendo uma fase de controle. Vamos ter uma maior flexibilização. Hoje segmentos que tem autorização para trabalhar com a capacidade de 40%, terão a oportunidade de trabalhar com 60%. Os mesmos protocolos de controle vão continuar, e haverá a possibilidade de abertura de outros segmentos, como eventos, convenções. O município completou 28 dias na fase amarela dia 2 de outubro, então já é possível realizar convenções com a capacidade de 40%”, disse.

Comícios

“As medidas preventivas precisam ser mantidas, em nenhuma das fases, nem na vermelha, laranja, amarela ou verde, é liberado aglomerações. Não temos essa possibilidade, mas chegando aos 28 dias de fase amarela, já podemos pensar em eventos controlados. Eu oriento prudência, que sejam mantidos o distanciamento, uso da máscara, e se for possível fazer os comícios de maneira virtual é melhor. Se não tiver como, e tiver que fazer presencial, que seja em espaços ventilados, com segurança, pensando em evitar uma rede de transmissão do vírus”, concluiu Juliana.

Confira também

Supermercado Dia fechará suas lojas na região

Além de São José, grupo vai fechar unidades de Casa Branca, Mococa, São João, Tambaú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *