quinta-feira , 18 abril 2024
Início / Cidade / Com o PAS, município receberá recursos para assistência social

Com o PAS, município receberá recursos para assistência social

“A previsão para a aprovação do plano é de 40 dias”, informou o secretário municipal

Na quinta-feira, dia 23, a Câmara Municipal sediou um evento que reuniu algumas entidades representativas da cidade, para apresentar a criação do PAS (Plano de Assistência Social), que se tornou uma exigência desde o ano de 2017 para que todos os municípios pudessem receber recursos estaduais e federias. Em entrevista à Gazeta, Daniel Tardelli, secretário municipal de assistência e inclusão social, explicou sobre o plano.

“Trata-se de uma reunião da formulação do PAS (Plano de Assistência Social ). O SUAS (Sistema Único de Assistência Social) exige que o município tenha três elementos.  Primeiro, o Conselho Municipal de Assistência Social, depois o Fundo de Assistência Social, e o terceiro é justamente o Plano de Assistência Social, para que a partir desses três pontos possam vir os recursos do Governo Federal para o munícipio. Infelizmente nossa cidade não tinha esse plano, embora tenha o plano decenal, que foi concretizado em 2016, e é válido até 2026. Tendo consciência que nós não tínhamos esse plano, conversei com o prefeito e imediatamente nós abrimos um processo de licitação, um chamamento. Apareceram sete empresas, e a vencedora foi a dona Rosa, uma senhora muito experiente, participou de toda política social e sua reformulação no Brasil, desde os anos 70 até os dias de hoje. Consequentemente ela está coordenando os trabalhos e com esse plano nós estaremos de acordo com as normas do Ministério da Cidadania”, explica Daniel.

Futuro

“Nós temos um projeto para concluir este plano com mais 30 dias, e já ocorreram as reuniões no Cras, no Creas e na Secretaria. Houve um envolvimento das entidades que recebem também repasses, tanto do Governo Estadual, quanto do Governo Federal, que trabalham na proteção básica, na proteção de alta complexidade e consequentemente, o trabalho de todos vai resultar nesse plano. Hoje por exemplo, estavam presentes nossa equipe da Secretaria e das entidades da comunidade rio-pardense. Acredito que teremos uma próxima reunião para coordenar os dados, e uma segunda finalizando o projeto, e depois nós estaremos levando ao conhecimento da comunidade e dos nossos vereadores. Dentro de 40 dias estaremos com o plano aprovado”, encerra o secretário.

               Daniel Tardelli deu detalhes da formulação do PAS

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *