terça-feira , 23 abril 2024
Início / Cidade / Com diagnóstico precoce, câncer de tireoide tem 90% de chance de cura
Cirurgiã de cabeça e pescoço, Dra. Sandra Daud

Com diagnóstico precoce, câncer de tireoide tem 90% de chance de cura

Doença é considerada o quinto tipo de tumor mais comum no sexo feminino

Julho Verde é o mês da campanha de conscientização mundial sobre os tumores de cabeça e pescoço, que representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com os dados do IARC (sigla para Agência Internacional de Pesquisa em Câncer), uma agência da Organização Mundial da Saúde (OMS). Especificamente no dia 27 de julho, é comemorado o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço. A data foi criada para conscientizar a importância de ter um diagnóstico precoce, para que o tratamento apresente eficácia e a chance de cura seja maior.

Cânceres de cabeça e pescoço são os tumores malignos que aparecem na boca, orofaringe, laringe (local onde estão as cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço, tireoide, couro cabeludo, pele do rosto e do pescoço. Esses são os tipos mais comuns. Entre os cânceres de cabeça e pescoço, o de tireoide atinge três vezes mais as mulheres do que os homens, na faixa entre os 20 e os 65 anos de idade.

Essa semana, Gazeta do Rio Pardo entrou em contato com a médica especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, Sandra Daud, para tirar algumas dúvidas sobre o câncer de tireoide, que está entre os mais comuns na área de cabeça e pescoço, e que atinge principalmente a população feminina.

Quais os principais tipos de câncer de tireoide?

Sandra: O principal, o mais frequente, é o carcinoma papilífero, que é como todo câncer maligno. Mas, na imensa maioria das vezes, pouco agressivo. Esse câncer, quando diagnosticado precocemente, tem uma altíssima taxa de cura.

Como identificar este tipo de câncer? Quais os sintomas mais comuns?

Sandra: O sintoma mais comum é a presença de uma massa cervical, ou seja, um caroço no pescoço. A tireoide fica pouco abaixo da cartilagem que temos na linha média do pescoço que, de maneira mais fácil de compreender, é chamada de gogó. Quando aparece um caroço nessa localização da tireoide ou em qualquer lugar do pescoço, o ideal é procurar um especialista para investigar melhor. Quando a doença já compromete o nervo da prega vocal, o paciente pode ter sintomas como uma rouquidão constante e persistente. Sendo assim, uma rouquidão persistente por mais de 15 dias merece ser investigada, pois outros tumores de cabeça e pescoço também cursam com esse quadro.

Quais os fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento dessa doença?

Sandra: Histórico familiar e contato com radiação são os mais comuns. Deixando bem claro que realizar exames como mamografia não aumentam a incidência de câncer de tireoide.

 Qual a porcentagem de cura dos cânceres de tireoide?

Sandra: A taxa de cura do carcinoma papilífero, que é o mais comum, é maior que 90% quando diagnosticado precocemente.

 É um câncer comum na população?

Sandra: Excetuando-se o câncer de pele, o câncer de tireoide é o quinto mais comum no sexo feminino.

Quais os tratamentos?

Sandra: O principal tratamento para o câncer de tireoide é a cirurgia, que costuma ser o suficiente para cura da maioria dos tumores de tireoide em estadiamento inicial.

Como prevenir este tipo de câncer?

Sandra: Não tem prevenção.

Uma má alimentação pode influenciar no aparecimento de células cancerígenas?

Sandra: No caso do câncer de tireoide não. Mas tem relação com outros tipos de tumores.

Segundo a médica, outros tipos de câncer de cabeça e pescoço como o de cavidade oral que é o quinto mais comum em homens, podem ser evitados com cuidados como parar de fumar e evitar consumo abusivo de bebida alcoólica. “ Lembrando ainda que houve um aumento significativo desses tumores associado ao vírus HPV que pode ser transmitido por relações sexuais sem proteção. Hoje já temos vacina para esse vírus. Essa vacina ajuda a prevenir tumores associados ao vírus que pode acometer a cavidade oral, garganta, colo de útero, entre outros”, informou.

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *