terça-feira , 26 novembro 2024
Início / Cidade / Campanha antirrábica volta à zona rural para chegar a 10 mil animais
(Imagem da Internet)

Campanha antirrábica volta à zona rural para chegar a 10 mil animais

Até o momento 9.075 animais receberam as doses de imunização no município

A campanha de vacinação contra a raiva na zona urbana terminou no dia 8 de setembro e superou as expectativas do Centro de Controle de Zoonoses da cidade. A meta a ser cumprida foi de 10 mil animais vacinados, tanto da zona rural, quanto urbana e ficou bem perto disso: 9.075 animais receberam as doses de imunização. Como os agentes de zoonoses retornam nesta segunda-feira, dia 23, à zona rural para reiniciar a vacinação em cães e gatos não imunizados anteriormente, a previsão é de alcançar ou superar a meta.

De acordo com a veterinária Bruna Maria Ribeiro Carrera,  a campanha será realizada nos sítios e fazendas nos quais o trabalho ficou faltando. Assim, a vacinação será feita nas imediações das fazendas Belo Horizonte, Cascalho e Ataíde, além do Viverão e dos sítios ao redor da rodovia que leva até São Sebastião da Grama.

“Na zona rural temos um grande número de animais e pretendemos passar de casa em casa devido à dificuldade de estabelecer pontos de vacinação, pela distância entre uma casa e outra”, afirma a veterinária.

Contenção

“A partir das 8 horas estaremos passando nas casas, então pedimos para as pessoas ficarem de olho para nos atender. Destacando que é sempre bom lembrar da contenção do animal para que não ocorra risco de agressão e mordedura. Se o animal for mais agressivo é preciso colocar focinheira, e estar sempre com ele na guia”, explica. “E, quanto aos gatos, o ideal é que sejam colocados em uma caixinha para facilitar o manejo da vacinação”.

Raiva

A raiva é uma doença fatal, que acomete principalmente cães, gatos e morcegos. A única forma de prevenção possível é a vacinação. “Ela é transmitida aos humanos através de mordidas e arranhões, então precisa ser evitada”, alerta a veterinária.

Cuidados

“Não levar o animal à vacinação e acompanhamento veterinário também é considerado maus tratos. Não adianta dar apenas comida e água, as pessoas precisam dar um apoio e prevenir doenças relacionadas a eles”, informa.

Zoonoses

O Centro de Controle de Zoonoses fornece a vacinação antirrábica durante a semana, no prédio em que fica instalado, na Rua Adolfo Bacci, nº 90, Centro. Em caso de dúvidas, ligue para (19)3682-9330.

Bruna Maria Ribeiro Carrera, veterinária, e Luís Fernando Nogueira, chefe de seção da zoonoses

Confira também

João Luís, Mafepi e Márcio Zanetti confirmam pré-candidaturas a prefeito

Por enquanto, apenas os três declaram interesse em concorrer nas eleições de outubro João Luís …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *