Início / Cidade / Agricultura divulga plano de ação deste ano

Agricultura divulga plano de ação deste ano

Agricultura divulga plano de ação deste ano

Secretaria projeta ações, mantém projetos e parcerias e cita novas propostas

 

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente divulgou o seu plano de ações para o ano de 2019. São dezenas de ações implementadas com sucesso em 2018 e que serão mantidas, além de outras que a serem criadas neste ano. Participaram das discussões e elaboração das metas,o  CONSEMA, o CMDR, o secretáriode agricultura e meio ambiente, Carlos Ricardo Dias de Souza, o diretor de agricultura Paulo Sergio Rodrigues, a professora Renata Vechini Dal Bon (educação ambiental) e o diretor de meio ambiente Agripino Cesar Calicchio.

Ações previstas para 2019

Ação 1 – Workshopp Rural: tem como objetivo, trazer conhecimento sobre novas culturas agrícolas que possam ser cultivadas na região, novas variedades de produtos, como a cebola por exemplo, estimular a Agricultura Familiar, troca de experiências, entre outros.

Ação 2 –Palestras sobre organização financeira e administração rural, visando principalmente   preparar  a classe contra a  descapitalização do produtor, associativismo e cooperativismo.

Ação 3 –Cursos e oficinas de formação agrícola e ambiental,  objetivam preparar a classe com mais conhecimentos e nova tecnologias , tanto na área de produção e comercialização, como na preservação ambiental

Ação 4 –Fortalecimento dos Núcleos Rurais: esta ação visa ouvir os produtores e moradores sobre suas reivindicações, resolver o os problemas possíveis  e encaminhamento dos demais pedidos às autoridades competentes.

Ação 5 –Projetos e Programas de 2018 e mantidos em 2019 :  Feira do Produtor, Manutenção de Estradas e Pontes rurais, Ilha São Pedro, Praças e Jardins, Podas de Arvores,  FEUC, Ecovida, Pé na Estrada, Escola da Família- Comece em Sua Casa, Mutirões Ambientais, Operação Mata Fogo (Campanha de conscientização sobre redução de queimadas), Obra do Tratamento de Esgoto (acompanhamento de ações),  Oficinas Sócio Ambiental, Semana do Meio Ambiente,  Canil, Viveiro de Mudas, Município Verde Azul e Núcleos Rurais.

Ação 6 –Novos Projetos  e Eventos previstos para 2019: Eco Jovem (Jovem estudante plantando uma árvore no bairro onde mora),  Reciclagem do Óleo (População poderá entregar o óleo de cozinha utilizado em local determinado), Chá da Primavera, Coleta de tampinhas. (De garrafas PET de todos os tamanhos e entregue em local determinado), Soltura de Alevinos no Rio Pardo, Arborização dos espaços degradados, como oefetuado no antigo lixão na entrada do bairro Barreirinho, Coleta de Pilhas e Baterias, Arborização Mais Segura, Eco Cidade Limpa  e Uso racional do uso da Energia Elétrica na Zona Rural, entre outros

Ação 7 –Parcerias efetuadas em 2018 e mantidas em 2019 – Cati, Fundação de Pesquisa, CDA (Coordenadoria de Defesa Agropecuária), Fundo Social (Palestra  da Cachaça) através do IAC- do Plantio à Prateleira e Festival de Massas e Vinhos), CPFL Santa Cruz,  Sindicato Rural, IAC, Senar (parcerias em cursos e eventos), Cooxupé (parcerias em projetos e eventos), TG 02038  (parcerias em ações e eventos),  Corpo de Bombeiros (Ação contra queimadas), Policia Militar Rodoviária (Projeto Pé na Estrada, Secretaria Municipal de Trânsito (Projeto Pé na Estrada),  Escolas Estaduais Bairro Natal Merli e Dr. João Gabriel Ribeiro (parcerias em projetos educacionais  e eventos ambientais), Secretaria de Assistência e Inclusão Social (parcerias sobre oficinas ambientais e mutirões de limpeza), Dec (Departamento de Esportes e Cultura) (parcerias sobre o Dia do Trabalhador e Desfile da Semana Euclidiana), Secretaria Municipal de Turismo, entre outras.

“Nossa secretaria trabalhou muito em 2018 e agora, para 2019,vamos continuar no mesmo ritmo, mantendo as ações que deram certo no ano passado e implantando outras, sempre com o objetivo de fazer o melhor para a população, principalmente para a agricultura do nosso município”, disse o secretário de agricultura  e meio ambiente Carlos Ricardo Dias de Souza, o Cadão.

Cadão espera contar novamente com as parcerias com o TG, FEUC, Cati e outras,neste ano

 

Confira também

Olimpíada Brasileira de Robótica: Rio-pardenses se classificam para etapa estadual

Os alunos da Super Genius Makers, escola particular de robótica em São José do Rio ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *