sábado , 20 abril 2024
Início / Brasil & Mundo / 9 de Julho e a Guerra Civil Paulista de 1932
Revolução Constitucionalista ( Imagem da Internet)

9 de Julho e a Guerra Civil Paulista de 1932

“Uma revolução é uma opinião apoiada por baionetas.” Napoleão Bonaparte

Nesta terça-feira o Estado de São Paulo comemorará/lembrará os 87 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, iniciada oficialmente no dia 9 de julho, quando tropas paulistas enfrentaram tropas legalistas, com o intuído de derrubar o governo de Getúlio Vargas, que estava no poder desde o final de 1930, mas sem o respaldo de uma Constituição (Getúlio havia sido derrotado eleitoralmente por Júlio Prestes). Era o início da Guerra Paulista, uma guerra civil inédita na história brasileira, entre o maior Estado da Federação e o poder central.

Por todo esse tempo, muitas obras e interpretações foram produzidas para explicar o conflito e os interesses envolvidos. Muitas obras enaltecem os ideais paulistas, como herdeiros da força e da garra dos bandeirantes, opondo-se à tirania de Getúlio Vargas. Outra linha de interpretação mostra o conflito de 1932 como uma luta articulada pelas elites paulistas, que haviam sido desalojadas do poder por Getúlio e desejavam recuperar a antiga posição de comando do país.

Mas, antes de seguirmos, vale uma reflexão sobre o conceito Revolução, tão presente nos manuais de História do Brasil. O Brasil, em algum momento de seus 500 anos, viveu realmente uma revolução (1930, 1932, 1964), como aquelas tradicionais, que são usadas para exemplificar o conceito?

Uma das mensagens mais comuns dadas pelas revoluções é o processo de grande transformação socioeconômica vivida pela sociedade em que acontece o processo. Os muitos movimentos ocorridos no Brasil, que levaram o nome de revolução, pouco ou nada produziram de grandes abalos.

No livro “Revoluções na América Latina”, de Hector Bruit, o autor descreve o caminhar dos processos revolucionários e chega a citar alguns pensamentos de figuras conhecidas nessa questão. O padre Camilo Torres, revolucionário colombiano, disse: “A luta revolucionária não é uma luta qualquer; é uma luta na qual não se comprometem horas, na qual não se compromete dinheiro. É uma luta na qual é necessário comprometer a própria vida”. Para Mao Tsé Tung, revolucionário chinês: “Uma revolução é uma insurreição, um ato de violência por meio do qual uma classe derruba outra”.

Para o historiador Bóris Fausto, a guerra paulista tinha uma face voltada para o passado: “sua vinculação com a velha política regional e com os interesses do que se convencionou chamar de burguesia cafeeira”, e outra voltada para o futuro: “o desejo de que uma ordem constitucional, com a garantia das liberdades civis e políticas, fosse instalada no país”.

O Brasil vivia um período de grandes mudanças no campo e, principalmente, nos meios urbanos com o operariado. Eram situações novas, com novos agentes políticos, diante de forças que procuravam manter o seu controle (as elites proprietárias) e Getúlio Vargas, que reconheceu essa imersão social e passou a atuar para tê-la sob seu controle.

Quando outubro de 1932 chegou e se confirmou o que era inevitável, a derrota paulista e a vitória das forças legalistas, um novo momento se impôs ao país e aos líderes políticos. Aprofundar a cisão iniciada em 9 de julho ou buscar uma acomodação a partir da convocação da Assembleia Constituinte de 1933, que trazia, além da esperança da reconstitucionalização do país, uma verdadeira revolução política com a extensão do direito de voto às mulheres?

Encerrada o conflito, que levou mais de 150 mil brasileiros ao enfrentamento armado, com baixas que superaram em muito os 500 brasileiros mortos durante a segunda guerra mundial, a aprovação da Constituição de 1934 reconduzia o país ao campo democrático, com a conquista e a ampliação de direitos para categorias que ainda não tinham atingido o patamar de cidadania.

Mas os ares dos anos de 1930 estavam mudando também fora do nosso Brasil. Na Europa, o fascismo de Mussolini já estava instalado no governo italiano. Na Alemanha, o crescimento das forças nazistas colocariam Hitler no comando político a partir de 1933. O que veio a seguir faz parte de uma história muito bem conhecida, uma passagem trágica da humanidade, um dos capítulos mais cruéis da humanidade, mesmo que, ainda hoje, muitos ainda insistem em negá-los.

Getúlio Vargas, de certa forma contaminado por esses delírios de poder, não completaria os quatro anos de seu mandato constitucional e instauraria o Estado Novo (1937-1945), levando o Brasil perigosamente para o lado dos governos nazifascistas. Somente com a mudanças nos rumos da guerra, a partir da entrada dos Estados Unidos no conflito, que Getúlio promoveu uma alteração no curso político, reposicionado o país ao lado dos Aliados.

Feita essa reconstituição, podemos nos perguntar: terça-feira, dia 9 de julho, qual será a identificação da população de São Paulo com a motivação do feriado?

Por ser em um mês sem atividades escolares, a motivação histórica do feriado acaba se perdendo diante da alegria de uma folga, ainda mais com a possibilidade de emendar com a segunda-feira. Aqui em São José, quem lembrará de passar pela Praça dos Três Poderes e deter-se um pouco diante do busto do Soldado Constitucionalista, um pouco escondido no jardim próximo à Câmara Municipal?

Para finalizar, fica um poema de Guilherme de Almeida, o Poeta da Revolução, uma das vozes mais ardentes a saudar as forças paulistas.

“NOSSA BANDEIRA”

Bandeira da minha terra, Bandeira das treze listas:

São treze lanças de guerra Cercando o chão dos paulistas!…

Bandeira que é o nosso espelho! Bandeira que é a nossa pista!

Que traz, no topo vermelho, O Coração do Paulista!

Por Marcos De Martini

Confira também

UBS Central funciona até 10 da noite para atender pacientes com sintomas de dengue

Os números da dengue continuam aumentando no município. De acordo com as informações atualizadas pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *