sábado , 20 abril 2024
Início / Agricultura / Casa Branca gera 500 empregos extras com colheita de jabuticaba

Casa Branca gera 500 empregos extras com colheita de jabuticaba

O jornalista Jarbas Favoretto enviou para a Gazeta do Rio Pardo esta semana um material sobre o Dia do Turismo, comemorado em 27 de setembro. Um dos destaques dele a cidade de Casa Branca, uma das mais antigas da região, nascida às margens da que era chamada a “Estrada de Goiás”, uma das rotas dos Bandeirantes.  

A cidade, segundo lembra o jornalista em seu texto, foi fundada por decreto do Príncipe Regente D. João, em 1814, e Dom Pedro II ali esteve para inaugurar a Estrada de Ferro Mogiana. 

“As ruas estreitas daquela época, com os seus casarios construídos a mando de Decreto Imperial, mostram o poderio que a cidade já teve. Muitos sobrados e casarões nos mostram hoje as diferenças arquitetônicas que foram se misturando ao longo do tempo. A sua Igreja Matriz foi concluída em 1889 no estilo clássico romano para uns, e no estilo eclético neorrenascentista para outros”, continua a matéria.

Mas o destaque principal do texto enviado à Gazeta é a colheita da jabuticaba em Casa Branca, iniciada agora e com perspectiva de dar bons lucros aos produtores. “Doces são as marcas de Casa Branca, com destaque principalmente para o Licor de Jabuticaba uma tradição do município. Até o brasão da cidade ostenta o galho representando a ‘Terra da Jabuticaba’.” 

Neste ano, explica Favoretto, o forte calor gerou frutas maiores e mais doces onde elas foram bem plantadas, e ainda está gerando mais de 500 empregados extras para a colheita já iniciada. “Casa Branca, a nossa ‘Capital da Jabuticaba’ está produzindo dois milhões de quilos da fruta que é colhida em 22.000 pés de jabuticaba. A escolha é feita por mulheres, que chegam a jogar fora as frutas consideradas pequenas, pois a produção daquela cidade faz questão de mostrar que ninguém pode com ela competir”.     

Confira também

UBS Central funciona até 10 da noite para atender pacientes com sintomas de dengue

Os números da dengue continuam aumentando no município. De acordo com as informações atualizadas pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *