terça-feira , 26 novembro 2024
Início / Agricultura / Agricultores terão palestras sobre energia solar
Imagem ilustrativa da internet

Agricultores terão palestras sobre energia solar

Evento será destinado a tirar dúvidas sobre o sistema e abordará a existência de linhas de crédito para a aquisição

Cresce mais a cada dia a população adepta a energia fotovoltaica, popularmente conhecida como energia solar. Em São José do Rio Pardo, muitas residências e empresas já adotaram o sistema.

Na quarta-feira, 25 de maio, a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) em parceria com a Casa da Agricultura, Sindicato Rural e Sebrae, irão promover um evento com três palestras abordando temas relacionados à energia fotovoltaica para os produtores rurais do município.

Rodrigo Vieira de Moraes, zootecnista da Cati e da Casa da Agricultura de São José do Rio Pardo falou sobre o evento durante uma entrevista concedida essa semana a Rádio Difusora.

O objetivo deste evento é tirar as dúvidas sobre o assunto, falar a respeito da viabilidade econômica da energia fotovoltaica para o produtor rural e apresentar as linhas de crédito disponíveis destinadas exclusivamente a este público.

Linhas de crédito

Rodrigo comentou sobre a linha clássica do Pronaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar), para investimento, que tem carência e juros subsidiado pelo governo. “A agricultura é um setor muito importante para a sociedade, então as linhas do Banco do Brasil e de outras agências bancárias são favoráveis para o produtor rural. A energia fotovoltaica também foi incluída nesses programas, tem setores da área rural em que não pode faltar energia, então o produtor tem a possibilidade de ter um sistema gerador de energia em sua propriedade. São duas modalidades, a ligada na rede e a desligada da rede. Por exemplo, se o produtor tiver um pivô central afastado da sede da propriedade, ao invés dele gastar dinheiro com a rede de energia para leva-la até o pivô, ele pode montar uma central de energia fotovoltaica próxima ao pivô gastando pouco, que o próprio sistema paga a conta de energia. O produtor também pode ter um sistema próximo ao pivô central desligada da rede da companhia. Existem essas duas possibilidades”, acrescentou.

No caso do Pronaf, a linha de crédito oferecida está disponível apenas para os agricultores que fazem parte do programa.

“Existe também a linha do Pronamp, que é para o produtor rural que não se enquadra no Pronaf. Há também a linha de crédito do Feap, que é do governo do estado de São Paulo, exclusiva para produtores do estado. O juros é próximo ao do Pronaf, e em alguns casos a taxa é até menor”, explicou.

Foco é informar

O zootecnista exaltou que o evento será dedicado a informar os agricultores e não a promover propagandas de empresas da área. “O nosso objetivo é comentar os benefícios e também as desvantagens desse sistema fotovoltaico”, disse.

Uma das inconveniências, segundo o profissional, é a quantidade de poeira na zona rural que pode acabar cobrindo as placas solares e reduzindo a geração de energia. “Se for em um local próximo de estradas, a pessoa terá que fazer muita manutenção nas placas solares, lava-las toda semana e dependendo da condição da placa solar, é um trabalho a mais”, afirmou.

As palestras serão destinadas a todos os tipos de produtores rurais, do pequeno ao grande.

O evento será no Rotary Club, localizado na Avenida João Batista Junqueira, nº 217 – Centro. A primeira palestra terá início às 13h00 e o programa se encerrará às 17h00.

Confira também

João Luís, Mafepi e Márcio Zanetti confirmam pré-candidaturas a prefeito

Por enquanto, apenas os três declaram interesse em concorrer nas eleições de outubro João Luís …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *