Com a decisão, prefeito não cumpre a proposta de recriar o Decet incorporando o Turismo
Nesta semana passada o prefeito nomeou o professor Francisco Arten para a Secretaria de Turismo, desistindo, assim, da recriação do Decet, conforme havia anunciado.
Segundo a portaria nº 16.807, de 02 de setembro, publicada na última terça-feira, dia 8, no Diário Oficial, o exercício das funções de Secretário será em acúmulo às do cargo de Diretor Administrativo da Faculdade devendo haver opção por um dos subsídios, conforme prevê a legislação vigente. Atualmente o salário de secretário é pouco menos de R$ 8 mil.
Com a mas nova nomeação, o prefeito Márcio Zanetti acaba não cumprindo a promessa que fez em 15 de dezembro de 2020, quando divulgou os nomes dos secretários de seu governo. Na ocasião, falou para a imprensa nas dependências da Câmara e disse que pretendia extinguir as Secretarias de Segurança e de Turismo.
Esta última pasta, segundo mencionou naquela data, seria reincorporada à área de esporte e cultura, com a recriação do Decet.
Vale destacar que nenhuma das propostas foi levada adiante, uma vez que, no mês passado, nomeou Eric Portela para a Segurança.
Projetos
Com a nomeação de Arten, a Prefeitura deve voltar a discutir a criação do Fundo Municipal de Turismo (Funtur) que há tempos aguarda pela aprovação.
A proposta é que uma parte dos recursos de alvarás possa ser destinada às atividades turísticas, como manutenção de espaços, campanhas de divulgação e melhorias dos atrativos.
Também está em andamento a aplicação dos recursos oriundos do Projeto Município de Interesse Turístico, que prevê uma primeira etapa de reforma no prédio da Estação Central.