Com vasta experiência musical, o músico Rodrigo Mendonça vai lançar, no próximo dia 26 de fevereiro, o seu primeiro álbum autoral “Rodrigo Mendonça & Sonar Ensemble | Na Fé!”. O DVD reúne oito composições autorais, escritas em parceria com André Batiston, Wilson Aragão e Pitt Aragão. No trabalho, o compositor usa uma estética acústica – ao mesmo tempo moderna e contemporânea – com conceitos que misturam a diversidade da música popular, um pouco do universo da música de câmara e uma pitada de improviso do jazz. O trabalho estará disponível a partir do dia 26 em todas as plataformas digitais (YouTube, Spotify, Deezer, iTunes, etc.)
Saxofonista, flautista, compositor e arranjador, Rodrigo nasceu em São João da Boa Vista, passou a infância e a juventude em São José do Rio Pardo e formou-se em música pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), em Salvador, onde viveu por 20 anos.
Como instrumentista, Rodrigo trabalhou e gravou com diversos artistas e bandas como Carla Visi, Mambolada, Rapazolla e o cantor de axé Tomate, realizando shows por todo o país. Na cena instrumental, integrou durante sete anos a premiada Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, vencedora de cinco prêmios da música brasileira, e dividiu o palco em turnês com o saxofonista norte-americano Joshua Redman, o guitarrista Stanley Jordan, os cantores Gilberto Gil, Lenine, Ed Motta, Ivete Sangalo, Thiaguinho, entre outros. Ainda como instrumentista, acumulou grande experiência internacional, apresentando-se na Inglaterra, Portugal, Japão, Estados Unidos, Equador e no Festival de Montreux, na Suíça.
Atualmente, é flautista da Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista, idealizador do projeto Estação do Jazz – Jam Session, em Poços de Caldas, e proprietário da Sonne Eventos, especializada em produção musical para cerimônias de casamento e eventos.
Projeto
O grupo Rodrigo Mendonça & Sonar Ensemble é formado por oito músicos: o próprio compositor (solista de sax e flauta transversal) e mais sete instrumentistas: o violonista André Batiston (parceiro nas composições), o baixista Paulinho Figueira, o baterista Fabinho Guido, os violinistas Henrique Neves e Kimberly Santa Cruz, o violetista Afonso Galvani, e o violoncelista Alessando Franceschini.
O projeto ainda conta com participações especiais dos metais de Giovane Brito (trompete), Luís Prata (trombone de pisto), Fernando Rocha (trombone de vara), na música Viela; da cantora Jucilene Buosi, na música Norteio; e do poeta, cantor e compositor regional baiano Wilson Aragão, que declama um poema na música Canto de Um Povo.
Com um show autoral leve e envolvente, o trabalho apresenta uma riqueza de timbres e sonoridades, com arranjos que exploram a sonoridade musical de cada instrumentista, cativando assim, a atenção do público.
“Estou muito feliz com nosso projeto, desde o processo de criação até chegar ao resultado final. Gosto muito dessa estética, que mistura o popular e a música de câmara. Buscamos essa linguagem nas composições e na forma de tocar”, disse o músico.
A produção do DVD é um projeto de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, patrocínio cultural da Climepe Total.