segunda-feira , 1 março 2021
Início / Brasil & Mundo / IBGE abre processo seletivo para Censo Demográfico 2021
Imagem da internet

IBGE abre processo seletivo para Censo Demográfico 2021

Serão 204 mil vagas para todo o Brasil, sendo a maioria (180 mil) para a função de recenseador

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última quinta-feira, 18, os processos seletivos simplificados para o Censo Demográfico 2021. Serão oferecidas vagas temporárias de recenseadores e agentes censitários para quase todos os municípios do país. Ao todo, serão abertas mais de 204 mil vagas destinadas a qualquer candidato com Ensino Médio para o Censo Demográfico deste ano. As provas serão realizadas nos dias 18 e 25 de abril. O jornal tentou contato com o IBGE de São José do Rio Pardo para obter informações sobre o número de vagas na cidade, mas não conseguiu; ninguém atende nos dois telefones constantes da lista e os funcionários podem estar trabalhando online, por conta da pandemia.

Em ambos os cargos, a duração dos contratos poderá ser prorrogada com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2021 e na disponibilidade de recursos orçamentários. No Censo, serão visitados todos os domicílios do país. Os recenseadores, que contam com mais de 180 mil vagas, coletam informações através de uma entrevista direta.

Cebraspe fará as provas

A banca responsável pelas provas provavelmente será a Cebraspe, que já tinha sido escolhida no ano passado e foi suspensa por conta da pandemia. Considerada a mais temida pelos concurseiros, ela tem um estilo de prova diferente das demais bancas, como explica o coordenador de carreiras administrativas do AlfaCon Concursos, Vinicius Rodrigues. “Diferentemente das outras bancas, a Cebraspe costuma fazer suas provas no modelo ‘certo ou errado’. Além disso, os temas de redação, por sua vez, podem ser técnicos, com assuntos sobre o cargo/área do concurso, ou de atualidades, parecido com os vestibulares”.

Para conseguir se preparar bem, a principal dica do coordenador AlfaCon é fazer muitas provas anteriores para saber como a banca pode cobrar as questões. Segundo ele, as “ideias se repetem bastante”. Rodrigues ainda orienta o candidato a ficar atento com as pegadinhas que podem aparecer nos enunciados, além de tomar cuidado com o “chute” nas questões que tem dúvidas.

Confira também

Prefeitura decretará novo pacote de restrições por 15 dias

Em reunião realizada na noite de ontem, quarta-feira (24), o comitê de enfrentamento à pandemia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *