quarta-feira , 1 maio 2024
Início / Agricultura / Semana da Agricultura teve 150 participantes
Renata Dalbon no estúdio da Difusora: produtor está atento às inovações

Semana da Agricultura teve 150 participantes

Palestras foram ministradas pela internet, visando preparar o agricultor para gestão de negócios e técnicas

No dia 28 de julho, o ‘Jornal do Meio Dia’, exibido na rádio Difusora, recebeu como entrevistada Renata Vechini Dalbon, diretora de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, interlocutora do programa Município ‘VerdeAzul’ e ‘Cidadania no Campo’, além de membro do ‘Comitê da Bacia Hidrográfica do Pardo’. Renata falou sobre a ‘Semana da Agricultura’, que teve 130 produtores rurais participantes, e ações que estão sendo tomadas pela Secretaria Municipal durante a pandemia do novo coronavírus.

Semana do Agricultor

“A Semana do Agricultor teve início no dia 27 de julho. É uma semana voltada para que o agricultor possa ver o mundo de uma forma diferente, perceber que o conhecimento transforma a vida das pessoas e das famílias. Estamos buscando sensibilizar o agricultor para que ele possa ser o autor do seu próprio conhecimento, levando a entender que ele pode aprender em comunidade, em rede, e sozinho através da conectividade, ampliando seus contatos, conhecimento e mentorias. É preciso que o agricultor fique atento a essas mudanças tecnológicas que o mundo está nos oferecendo. Ele precisa ter a certeza de que é capaz, e que ele é responsável por essa mudança. Tenho certeza que depois dessa ‘Semana da Agricultura’, eles vão perceber o quão incrível é ser agricultor”, afirmou.

“A programação foi realizada pensando em tudo o que foi diagnosticado nos meses anteriores, de acordo com a realidade que esses agricultores vivenciam no nosso município. Essa semana está sendo um laboratório na mudança de postura e atitude, para que o agricultor tenha sucesso. Todas as ações são virtuais e elas tratam parte da gestão do negócio e trazem um pouco de informações sobre a parte técnica”, relatou.

“Tivemos uma palestra sobre ‘A importância do planejamento na propriedade rural’, depois nosso secretário falou sobre irrigação e cobrança no uso de água. Tivemos palestras sobre ‘ Atitude e comportamento de um agricultor de sucesso’, ‘ Comercialização na pecuária de gado de corte’, ‘Produção de leite a pasto’, falamos também sobre sucessão familiar e associativismo no campo. Os outros temas foram ‘Cafeicultura’ na região, ‘Importância dos controles financeiros no campo’, ‘Agricultura orgânica’ e ‘Rastreabilidade’. São temas que estão de acordo com a necessidade dos agricultores”, explicou Renata.

“Tivemos 130 inscrições, ou seja, 130 produtores rurais participando da ‘Semana da Agricultura’. Isso nos deixa muito felizes porque nos mostra que o produtor está atento às inovações, os filhos dos produtores estão ajudando os pais a utilizar as ferramentas. Percebemos com isso o início da sucessão familiar, o despertar do interesse do filho em apoiar o pai, em relação aos assuntos que foram pautados. Eu acredito que a tecnologia está sendo ótima e deve ser adotada e praticada”, encerrou Renata.

Ações

“Continuamos trabalhando sempre atentos a prevenção do Covid-19. As famílias estão vivendo uma tensão nesse período de incertezas e medo. Nós da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente consideramos que as questões ambientais, sociais e emocionais, precisam ser cuidadas. As pessoas estão recebendo orientações. Estamos fazendo nosso trabalho por telefone, WhatsApp, chamada de vídeo, levando informações e recados”, contou.

“Estamos aproveitando este momento para finalizar planos que são de extrema importância para o município. Já finalizamos o plano de qualidade do ar, estamos quase no fim do plano de conservação e uso do solo, de educação ambiental e arborização urbana. Continuamos os trabalhos com o viveiro municipal, doação de mudas, manutenção das praças, jardins, logradouros, e os cuidados com os animais da Ilha. Estamos aproveitando para fazer novas parcerias entre o público e privado, e ampliando as parcerias com as escolas do município”, relatou.

Confira também

Supermercado Dia fechará suas lojas na região

Além de São José, grupo vai fechar unidades de Casa Branca, Mococa, São João, Tambaú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *