sexta-feira , 26 abril 2024
Início / Cidade / Benzeno causa câncer, alerta Vigilância Sanitária

Benzeno causa câncer, alerta Vigilância Sanitária

Benzeno causa câncer, alerta Vigilância Sanitária

Campanha é voltada principalmente aos frentistas, mas também envolve mecânicos

Continua a campanha iniciada este mês pela Vigilância Sanitária, em parceria com a Prefeitura rio-pardense e Secretaria Municipal de Saúde, para preservar a saúde dos frentistas da cidade contra o benzeno, que é uma substância cancerígena encontrada na gasolina. A campanha “Não passe do limite automático – Benzeno não é flor que se cheire” mostra os perigos da inalação do produto ou do contato dele com a pele.

Além dos frentistas dos postos de combustíveis, a campanha também alerta os mecânicos quanto à prática antiga de lavar as mãos sujas de graxa com gasolina. A ação tem apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e que tem atendimento regional em São João da Boa Vista.

“Os frentistas dos postos de gasolina estão na linha de frente das classes trabalhadoras de maior exposição pelo benzeno. Por isto a maior preocupação com a exposição de pequenas concentrações existentes no ar por longos períodos de contato e/ou exposição”, explica Fabiano Trevisan, da Vigilância Sanitária.

Ele destaca que os motoristas podem contribuir bastante com a campanha. Segundo observa, basta “não exigir dos frentistas dos postos de gasolina para encher seu tanque até na boca. Respeite o limite do automático da bomba de combustível. Vai ser bom para você, para o seu veículo, para o meio ambiente e principalmente para a saúde dos funcionários de todos os postos de gasolina da cidade”, completa Trevisan.

A intoxicação pelo benzeno pode acontecer por via respiratória, via oral e via cutânea. Na pele pode causar vermelhidão e bolhas. Pode irritar as mucosas das vias respiratórias e da boca. Pode causar irritação nos olhos. Deve-se evitar cheirar e tocar o combustível.

(Assessoria de Imprensa da Prefeitura)

Cartaz da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária tenta conscientizar os frentistas

Confira também

Supermercado Dia fechará suas lojas na região

Além de São José, grupo vai fechar unidades de Casa Branca, Mococa, São João, Tambaú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *